Select Page

Museu de Angra do Heroísmo acolhe lançamento de selo evocativo do 150.º aniversário do nascimento de Francisco de Lacerda

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, acolhe sábado, 11 de maio, o lançamento de um selo da República evocativo dos 150 anos do nascimento do maestro Francisco de Lacerda, promovido pelos CTT.

 

A cerimónia terá início pelas 15h00 com a conferência ‘Francisco de Lacerda (1869-1934) – aspetos biográficos’, apresentada por Vítor Hugo Fernandes do Castelo, técnico superior do Museu de Angra do Heroísmo, a que se seguirá o lançamento do selo, sobrescrito especial e carimbo evocativos da efeméride.

 

O programa do evento inclui ainda uma visita à mostra documental elaborada para a ocasião, complementada por uma passagem pelo 4.º momento da exposição ‘Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico’, onde se encontram expostas algumas peças do espólio pessoal deste ilustre jorgense.

 

O selo evocativo, que apresenta uma imagem de Francisco de Lacerda baseada numa fotografia pertencente ao espólio do Museu de Angra do Heroísmo, faz parte da coleção ‘Vultos da História e da Cultura’, uma emissão filatélica em que os CTT pretendem homenagear personalidades marcantes de Portugal.

 

A par do selo relativo a Francisco de Lacerda, serão também emitidos selos referentes a Sophia de Mello Breyner Andresen, Fontes Pereira de Melo, Gago Coutinho, Fernando Namora, Jorge de Sena e Joel Serrão.

 

Francisco de Lacerda foi um dos mais notáveis e reconhecidos maestros e compositores portugueses de todos os tempos e também musicólogo, folclorista, ilustrador e até mesmo poeta.

 

O Museu de Angra do Heroísmo é detentor de um vasto acervo documental que abrange obras originais do compositor, correspondência com figuras ilustres nacionais e internacionais, fotografias e desenhos, entre muitos outros.

 

Este espólio pode ser consultado online no Portal Cultura Açores, em www.culturacores.azores.gov.pt/lacerda.

 

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

Pontos de Interesse

Marta Guerreiro afirma que projeto Graciólica tem potencial para colocar a Graciosa “na linha da frente no aproveitamento de recursos naturais renováveis para produção de energia”

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou hoje que o ‘Graciólica’ é um projeto inovador, com projeção a nível europeu, que tem potencial para colocar a ilha Graciosa “na linha da frente no aproveitamento dos recursos naturais renováveis...