O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte autorizou hoje a abertura de um concurso público com publicidade internacional para a aquisição e instalação de um equipamento de tecnologia de ponta no Laboratório Regional de Veterinária, que vai permitir identificar e quantificar resíduos em amostras alimentares.
“Com a aquisição deste novo equipamento de última geração e pioneiro na Região, o Governo dos Açores dá mais um passo na aposta permanente de melhoria da qualidade e da segurança alimentar na Região”, afirmou João Ponte, acrescentando que em causa está um investimento superior a 300 mil euros.
João Ponte referiu que com a aquisição de um sistema hifenado de cromatografia líquida de ultra alta performance com espectrometria de massa tandem (UHPLC – MS/MS) será possível implementar nos Açores uma nova metodologia de análise de moléculas, nas áreas de controlo de resíduos de contaminantes ambientais (entre os quais cloratos e percloratos) e de medicamentos veterinários em animais e produtos de origem vegetal.
“Trata-se de mais uma ferramenta de extrema importância para a Região, que possibilitará continuar a assegurar parâmetros de qualidade das produções regionais e reforçar as valências do Laboratório Regional de Veterinária”, salientou João Ponte, vincando que apesar dos Açores já possuírem um elevado estatuto sanitário, grandes preocupações com o bem-estar animal e com produções de elevada qualidade ficarão ainda mais capacitados para dar resposta às necessidades tanto de produtores como de industriais.
Os serviços prestados pelo Laboratório Regional de Veterinária são imprescindíveis ao nível da implementação de planos obrigatórios de vigilância, da sanidade, da segurança e da higiene alimentar, pelo que importa continuar a investir na formação, em mais meios técnicos e em equipamentos.
Em 2018 este Laboratório realizou mais de 1 milhão e 200 mil análises.
Além das análises no âmbito dos planos oficiais de sanidade animal, de vigilância e manutenção do estatuto sanitário dos animais e dos efetivos da Região, de higiene pública e diagnósticos de doenças, o Laboratório Regional de Veterinária assegura também análises no âmbito da inspeção de alimentos e segurança alimentar.
O Laboratório Regional de Veterinária, tem atualmente 73 colaboradores e está acreditado pelo Instituto Português da Acreditação (IPAC) para a realização de 56 ensaios.