Select Page

Município de Óbidos estabelece Protocolos com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior e com a ACES OESTE Norte

Inserido na 2ª Edição do Festival Óbidos + Ativo, realizou-se no passado dia 24 de Maio, a outorga de dois Protocolos de Parceria com o objectivo de proporcionar à comunidade Obidense uma maior relação entre a prática desportiva e o bem estar físico e psicológico.

Consciencializar a população para a adoção de estilos de vida mais saudáveis e incentivar à prática da atividade física é o desafio que Óbidos tem enfrentado com o objetivo de mudar o paradigma na saúde, onde se pretende passar de um modelo centrado na doença e no seu tratamento para um modelo centrado na saúde de carácter integrador, referiu Humberto Marques, presidente da CMO, regozijando-se pelas sinergias desenvolvidas entre os profissionais de desporto e os profissionais de saúde de âmbito local e regional que têm sido inexcediveis  no cumprimento de uma agenda comum.

Exemplo disso, a parceria que se estabeleceu com a Escola Superior de Rio Maior, unidade orgânica do Instituto Politécnico de Santarém, onde a cooperação em atividades de formação, investigação e desenvolvimento na área das ciências e desporto, na cooperação entre profissionais, alunos e comunidade. Segundo a Sub-diretora da ESRM, Drª. Teresa Bento, a assinatura deste protocolo é reconhecer a qualificação dos estudantes formados nesta instituição para o exercício de funções técnicas no âmbito do desenvolvimento de atividades desportivas, de recreação e lazer e de turismo ativo, bem como para o exercício de funções de prestação de serviços, formação e investigação no contexto das ciências do desporto, na cooperação de atividades de extensão educativa, cultural e técnica, no trabalho direto com a comunidade, num projeto muito ambicioso, como é o Programa Óbidos + Ativo.

Considerando o Bem-Estar psicológico como um factor preponderante em Saúde, foi protocolado com a ACES Oeste Norte a adesão ao movimento “Cidade dos Afetos”, que pretende chamar para o dia-a-dia das comunidades os afetos como mecanismo fundamental de desenvolvimento. Segundo Dr. Mário Durval, Delegado Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, maior afetividade entre as pessoas diminui a violência, a agressividade gratuita e os conflitos inúteis, promovendo maior urbanidade, coesão social e tolerância, valores essenciais a uma comunidade desenvolvida.

Pontos de Interesse

7 tenistas portuguesas na segunda fase de qualificação

Este sábado, dia 18 de Março, foi dia de se dar início ao Bom Sucesso Ladies Open 1, com os quatro campos de relva sintética da Bom Sucesso Tennis Academy, no Bom Sucesso Resort, em Óbidos, a acolherem os encontros da primeira ronda da fase de qualificação. No final...

Seniores de Óbidos perdem diante do Beneditense

A equipa de seniores da AE Óbidos perdeu, a uma bola, com a formação do Beneditense, no Estádio Municipal de Óbidos, numa partida a contar para a 13ª jornada do Campeonato Distrital da Divisão de Honra.O encontro foi realizado no passado domingo, dia 1 de janeiro....