Select Page

Medidas da CMF na área da mobilidade foram distinguidas pela Comissão Europeia

A plataforma Interreg Europe, que gere o Fundo Comunitário para o Desenvolvimento Regional, da Comissão Europeia, elegeu as medidas da Câmara Municipal do Funchal (CMF), nomeadamente, as passadeiras sensorizadas na Estrada Monumental/Avenida do Infante e o projecto ‘Kiss & Ride’ como boas práticas europeias de mobilidade.

A informação chegou à autarquia durante este mês de Agosto e já consta no site oficial da Interreg Europe, passando a estar disponível para implementação por qualquer cidade europeia.

Bruno Martins, Vereador que tem o pelouro da Mobilidade Urbana no Funchal, enaltece “este reconhecimento internacional ao trabalho altamente meritório, e muitas vezes inovador, que o Funchal tem sido capaz de fazer em termos de mobilidade e acessibilidade no concelho”.

De acordo com a CMF, as passadeiras inteligentes estão em funcionamento desde meados deste ano, “numa solução que veio aliar a segurança pedonal e rodoviária à eficiência energética”, refere Bruno Martins, salientando que se trata de um sistema de “retroiluminação inteligente nas passadeiras, através de sensorização e sinalização dinâmica, ambas verticais e horizontais, que reage à proximidade dos peões, ou seja, sempre que se detecte um pedestre que pretenda atravessar, a luz no pavimento e a iluminação superior são ativadas automaticamente, aumentando a visibilidade para peões e condutores”.

Para além das passadeiras inteligentes, foram ainda distinguidos como práticas de excelência a nível europeu os corredores ‘Kiss & Ride’, implementados pela Autarquia junto das escolas do concelho, em 2015. “O objetivo é facilitar a entrada e saída de passageiros junto às escolas, garantindo a segurança dos alunos e dos restantes condutores, e melhorando ainda a fluidez do tráfego automóvel”, destacou o vereador, realçando “dois bons exemplos da forma como a Câmara Municipal do Funchal tem dado seguimento à sua estratégia em termos de Mobilidade Urbana, procurando soluções de futuro e um espaço público com características mais atrativas, acessíveis, inclusivas e seguras”.

Actualmente, estes corredores vigoram em 7 escolas no Funchal: Colégio de Santa Teresinha, Escola da Ajuda, Escola Ângelo Augusto da Silva, Colégio Infante D. Henrique, Colégio do Marítimo, Escola Bartolomeu Perestrelo e Escola dos Salesianos.

Recorde-se que, no passado mês de Junho, o Funchal já havia sido distinguido pela ELTIS (Plataforma Europeia em Planos de Ação em Mobilidade Urbana Sustentável), entidade integradora da Direcção-Geral da Mobilidade e dos Transportes (DG MOVE), também da Comissão Europeia, como uma das cidades dignas de exemplo no que concerne à implementação de boas soluções de mobilidade. Algumas das medidas do Município foram, inclusive, incluídas num guia europeu de boas práticas, apresentado este ano pela ELTIS.

Pontos de Interesse

Hotel Paul do Mar renovated

O Hotel Paul do Mar, localizado na Calheta, sofreu intervenções gerais na sua infraestrutura, com o objetivo de remodelar a unidade hoteleira. As principais intervenções incidiram na recuperação das fachadas do hotel, decoração dos interiores (áreas comuns e quartos)...