Select Page

Esgotos de Varche e Calçadinha já são tratados em Elvas

Os novos emissários e estações de tratamento de esgotos de Varche e da Calçadinha, no concelho de Elvas, já se encontram em funcionamento. Agora, os esgotos destas duas localidades do concelho e ainda das zonas da Tapada da Baixa e Fonte Santa já são tratados na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Elvas. Trata-se de uma valorização importante em termos ambientais no nosso concelho.

 Antes desta obra, o sistema de esgotos desta zona da Freguesia de São Brás e São Lourenço era constituído por três fossas em Varche e outras tantas na Calçadinha, que estavam em funcionamento há cerca de três décadas e já não garantiam o tratamento eficaz dos resíduos.

Com a obra agora concluída, foram anuladas as seis fossas existentes e criada uma nova rede de coletores de esgoto e estações elevatórias, duas em Varche e três na Calçadinha e arredores. Através deste equipamento, o esgoto destas localidades é bombado para a rede de Elvas: no caso de Varche a ligação ao coletor da cidade é feita na proximidades das Piscinas Municipais, enquanto no que respeita à Calçadinha a ligação é feita próximo do Bairro Europa. Após a entrada no coletor de Elvas, os esgotos são tratados na ETAR de Elvas, próximo das Pias.

Esta obra envolveu a construção de 3700 metros de coletor no sistema de Varche e 4500 metros no sistema da Calçadinha. O valor total das obras é de 728 mil euros: 323 mil na obra de Varche e 405 mil na obra da Calçadinha. Este investimento teve apoio da União Europeia, através do programa POSEUR, no valor de 613 mil euros.

Pontos de Interesse

Seção de futsal da Belhó/Raposeira em almoço convívio

A formação de futsal da Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira promoveu este sábado 30, um almoço convívio de final de época desportiva nas instalações da sua sede.A iniciativa contou com a presença de atletas e dirigentes e familiares, tendo...