A Casa da Cultura de Elvas, recebeu, durante a sexta-feira e o sábado, 28 e 29 de junho, as Conferências Internacionais de Elvas 2019, este ano com principal incidência no “Alentejo Restaurado” e nas Guerras da Restauração, do ponto de vista da realidade alentejana. Procurou ainda incidir sobre os confrontos entre o reino de Portugal e a coroa de Castela, ocorridos maioritariamente no referido território nacional, com início em Elvas (1659).
O evento reuniu dezenas de conferencistas, contando ainda com a presença de Vitória Branco, vereadora da Câmara Municipal de Elvas. O Sitio dos Murtais recebeu durante a manhã de sábado a interpretação no campo da Batalha das Linhas de Elvas, feita por António Duarte. Pela tarde, Abílio Lousada apresentou na Casa da Cultura de Elvas, o livro “Glórias e Desaires da História Militar de Portugal”. Já pela noite fora, o Forte da Graça recebeu uma visita, feita por Jacinto Cesar.
Organizada pela Associação de Desenvolvimento pela Cultura (AIAR), a iniciativa integrou as comemorações dos 360 anos da Batalha das Linhas de Elvas, celebrados este ano.