Select Page

Festival do Colombo

O Festival Colombo assenta na recriação histórica da época em que este famoso mercador residiu na ilha do Porto Santo, relembrando as suas vivências no Arquipélago da Madeira. 

Decorre durante o mês de setembro, na cidade de Vila Baleira, e apresenta um conjunto de iniciativas que procuram relembrar a epopeia dos Descobrimentos Portugueses.
O evento inclui o desembarque de Colombo, um mercado quinhentista, no qual está presente a gastronomia, artesanato, arruadas, artes circenses, teatralizações e encenações de peripécias de paz e de guerra comuns na época, jogos de destreza, treino de armas, acrobacias e malabarismos, muita música e danças exóticas, garantindo uma animação permanente e um alvoroço constante por entre as várias figuras características da época.

Este festival emblemático realizar-se-á entre os dias 12 a 14 de setembro.

Descubra mais sobre o que esperar do Festival Colombo no Porto Santo:

Quinta-feira 
Desembarque e Cortejo Histórico para a receção a Cristóvão Colombo:
Um dos pontos altos do certame é o desembarque de Colombo. Ao cair da noite, largas centenas de pessoas acorrem à praia para assistirem, no primeiro dia do Festival, ao desembarque. O espetáculo inicia-se com o emergir no horizonte de uma réplica de uma caravela Santa Maria de Colombo, trazendo a bordo o navegador genovês e a sua comitiva numa das suas visitas a Porto Santo. A nau fica ao largo e o desembarque faz-se com transbordo para pequenos barcos. Assim que o Almirante pisa o areal, prontamente se inicia a azáfama inerente à sua receção, que inclui diálogos, cortesias e oferendas ao capitão donatário, música, danças e teatralização de peripécias corriqueiras da época. Logo ali, juntam-se inúmeros elementos representativos das várias classes socias e do clero, para um cortejo de receção pelas principais ruas do burgo, com o fim de tornar pública a permanência de Colombo na ilha.

Outras iniciativas que compõem o cartaz:

Mercado Quinhentista
O mercado quinhentista não é mais do que a recriação do frenesim dos mercados da época. Para além das “cousas de mercar”, inclui toda uma azáfama que passa pela gastronomia, pelejas entre mercadores e comerciantes, guarnição militar, julgamento de hereges e infratores, artes circenses, cenas teatrais e animação diversa e constante com arraiais populares e à desgarrada, música variada e danças europeias e orientais.

 

   Cartaz Festival do Colombo 2019 

Pontos de Interesse

“O ROMANTISMO NA CASA”

2 A 28 FEVEREIRO | das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30/ 3ª a 6ª feira Casa-Museu Frederico de Freitas Visita temática que identifica as características principais do Romantismo através da arquitetura e do espólio da Casa da Calçada.  Mediante marcação prévia, para...

SEMANA REGIONAL DAS ARTES

07 a 18 JUNHO Placa Central da Avenida Arriaga  A “Semana Regional das Artes” é um evento da responsabilidade da Associação Regional de Educação Artística – AREArtística que pretende mostrar as aprendizagens e as competências artísticas de alunos da...

CONGRESSO INTERNACIONAL “LUGARES PIONEIROS”

DIAS 29 E 30 MARÇO  SEXTA 29 MARÇO Fórum Machico SÁBADO 30 MARÇO Teatro Municipal Baltazar Dias “Lugares Pioneiros” é o tema do congresso internacional que as câmaras municipais do Funchal e de Machico vão promover, no âmbito das comemorações dos 600 anos...