Select Page

Parlamento congratula-se com nomeação de Tolentino de Mendonça como cardeal

A Assembleia da República aprovou hoje, com a abstenção de PCP e PEV, um voto de congratulação apresentado pelo CDS-PP pela nomeação como cardeal de José Tolentino de Mendonça.

“A notícia da nomeação como cardeal de D. José Tolentino de Mendonça é uma alegria para todos os portugueses. Um padre poeta, filósofo e ensaísta madeirense que se distingue pela simplicidade e capacidade de viver na procura”, refere o texto dos democratas-cristãos hoje aprovado.

No voto, o CDS-PP considera que Tolentino de Mendonça “marca o pensamento português, nunca esquecendo a beleza do encontro com os outros nem as coisas mais essenciais da vida”.

“Nos cargos em que tem servido, como padre, capelão e posteriormente vice-reitor da Universidade Católica, como responsável pela Pastoral da Cultura e pela Comunidade da Capela do Rato ou agora, como arquivista no Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica, marcou e marca com o seu extraordinário humanismo e abertura ao mundo”, refere o texto.

O Papa anunciou em 01 de setembro a decisão de convocar um Consistório para a criação de 13 cardeais, em 05 de outubro, entre os quais o arquivista e bibliotecário da Santa Sé, José Tolentino Mendonça.

O sexto cardeal português do século XXI era vice-reitor da Universidade Católica quando foi convidado por Francisco para pregar o retiro de Quaresma da Cúria Romana, em 2018, tendo em julho desse ano o Papa nomeado José Tolentino Mendonça arquivista e bibliotecário da Santa Sé.

José Tolentino Mendonça nasceu em 1965 em Machico, Madeira, tendo sido ordenado padre em 1990 e bispo em 28 julho de 2018, no Mosteiro dos Jerónimos, quando completava 28 anos de sacerdócio, recebendo simbolicamente a sede episcopal de Suava, no norte de África.

Com esta nomeação, no próximo consistório dia 5 de outubro, o Colégio Cardinalício passa a contar com cinco portugueses, três deles eleitores.

Pontos de Interesse

Largo das Palmeiras cheio para as vindimas

Decorre até amanhã no Largo das Palmeiras, mais uma edição das Festa das Vindimas do Porto Santo, numa realização da edilidade local. Para o presidente da autarquia Idalino Vasconcelos “esta festa vem na sequência do Porto Santo ser uma ilha que já teve uma grande...