Select Page

6 estabelecimentos de ensino da Lousã galardoados com a Bandeira Verde

Seis estabelecimentos de ensino do concelho de Lousã foram galardoados com a “Bandeira Verde – Eco-Escolas”, numa cerimónia que decorreu no passado dia 18 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Guimarães.

EB1, Escola Secundária, Jardim de Infância da ADIC – Vilarinho, Jardim de Infância da Lousã, Jardim de Infância de Serpins e Jardim de Infância do Freixo foram os representantes do nosso Concelho que receberam este reconhecimento pelo trabalho que desenvolveram durante o ano letivo transato, no sentido de tornar a comunidade escolar mais sustentável., tendo a Autarquia recebido, também, o certificado de “Parceiro Eco-Escolas 2019”, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Os temas trabalhados no ano letivo transato foram “Água, resíduos e energia”, a “Floresta”, e o “Mar”, sendo as “Comunidades sustentáveis” e os “Espaços exteriores” os temas em análise em 2019-2020.

O Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE, com o objetivo de contribuir para que as crianças e jovens aprendam a ser cidadãos mais conscientes ambientalmente. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade. Direcionado para todos os níveis de ensino, o programa tem uma coordenação multinível – internacional, nacional, regional e escola – que permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns, que respeitam a especificidade de cada estabelecimento de ensino relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

De referir ainda que, no âmbito do Galardão ECOXXI 2019 – Municípios Sustentáveis, a cerimónia de divulgação dos resultados deste programa se vai realizar na Lousã, no Hotel Palácio, no dia 25 de outubro.

 

 

 

Pontos de Interesse

Voluntariado Ambiental na Mata do Sobral.

No âmbito do projeto “Controlo/Erradicação de Flora Exótica Invasora para Conservação de Habitats e Espécies da Mata do Sobral (SIC Serra da Lousã)”, a Câmara Municipal, através de acordos estabelecidos com a ACTIVAR e da AESL – Associação Empresarial da Serra da...