Select Page

Três dos caminhantes atingidos por derrocada na Madeira continuam internados no hospital

Três dos caminhantes que foram atingidos por uma derrocada na tarde de quarta-feira, na levada entre as Queimadas e o Caldeirão Verde, no norte da ilha da Madeira, continuam internados no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Um homem português de 30 anos, uma francesa de 63 anos e um francês com cerca de 30 anos, são os sinistrados que continuam no internamento hospitalar. O balanço foi feito esta manhã pela directora clínica do Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM), Regina Rodrigues. Os restantes oito caminhantes já tiveram alta.

Recorde-se que na sequência do acidente que ocorreu ontem, no Caldeirão Verde, concelho de Santana, das 11 vítimas socorridas no local, três foram encaminhadas directamente para o Hospital Dr. Nélio Mendonça. As restantes (oito) foram observadas inicialmente no Centro de Saúde de Santana, vindo a ser transferidas posteriormente para o Hospital Dr. Nélio Mendonça para receber uma resposta mais diferenciada.

Das onze vítimas que deram entrada no Hospital Dr. Nélio Mendonça, seis são do sexo masculino e cinco do sexo feminino, de nacionalidade francesa (5), alemã (2), portuguesa (3) e brasileira (1).

Três vítimas são politraumatizados graves. Destas, duas estão a ser acompanhadas na neurocirurgia/cuidados intensivos e uma foi alvo de cirurgia ortopédica encontrando-se no bloco operatório.

Oito vítimas são feridos ligeiros, destas três já tiveram alta hospitalar e cinco estão em observação no Serviço de Urgência.

No Hospital Dr. Nélio Mendonça para além de uma resposta diferenciada está a ser assegurado apoio psicológico e acompanhamento por parte dos tradutores e ainda apoio aos acompanhantes/familiares das vítimas.

Neste momento, a linha disponível para prestar apoio às vítimas, familiares, embaixadas e consulados é a seguinte: 351 961186549

O Governo Regional através da Secretaria da Saúde e da Protecção Civil, do Turismo e do Ambiente, tem acompanhado toda a situação, tendo já sido encetados contactos com os embaixadores, nomeadamente de França.

Pontos de Interesse

Centro de Química da Madeira representa Portugal em Riga

A professora Helena Tomás, investigadora sénior do Centro de Química da Madeira (CQM), representou Portugal na 2.ª reunião do Comité de Gestão da acção ‘COST Nano2Clinic’, que decorreu no passado dia 15 de Outubro, em Riga (Letónia). A esta reunião seguiu-se um...