Câmara de Aljustrel adquiriu 130 computadores e 100 routers de Internet para alunos que não conseguem assistir aulas à distância
A Câmara Municipal de Aljustrel adquiriu 130 computadores portáteis e 100 routers 4G para acesso à Internet que se destinam a ser entregues aos alunos do Agrupamento de Escolas de Aljustrel que não têm, neste momento, condições para acompanhar, em casa, o ensino à distância, uma vez que não possuem equipamentos informáticos.
A autarquia cedeu, assim, estes meios ao Agrupamento de Escolas de Aljustrel que, numa primeira fase, identificou os estudantes que não estão a assistir às aulas através de equipamentos tecnológicos.
O Agrupamento de Escolas agora encarregar-se-á da sua distribuição pelos alunos, numa lógica de empréstimo, enquanto decorrer o ano letivo e esta necessidade. Efetuará depois, numa outra fase, a recolha, quando tal intuito já não se verificar, colocando-os, como entender e através dos projetos que resolver preconizar, ao serviço de toda a comunidade educativa do concelho.
A autarquia com esta aquisição e cedência de equipamento tem a intenção de esbater as assimetrias existentes entre alunos, contribuindo para dar, dentro das suas possibilidades, as mesmas oportunidades a todos os estudantes, de modo a que possam desenvolver a atividade escolar em condições de equidade.
O objetivo é que estas crianças e jovens possam assistir às aulas não presenciais, com equipamentos adequados ao contexto de ensino à distância. Mas também dar uma resposta positiva e útil e que possa perdurar para além do tempo em que decorrer esta pandemia, ficando o agrupamento de escolas apetrechado com este equipamento informático.