Select Page

As Mulheres de Marialva | 12 em Rede´21

SINOPSE

Outrora povoada pelos aravos, povo lusitano, a Aldeia Histórica de Marialva guarda dos primeiros e egrégios vestígios das origens da nossa História.

Constituindo-se enquanto uma das mais singulares ruínas de estruturas militares medievais portuguesas, Marialva mantém a sua fisionomia praticamente intacta, quer na sua fortaleza, quer na povoação que se desenvolveu no seu redor. E é nela que a magia acontece.

Com uma programação especialmente pensada para enaltecer cada traço de que esta Aldeia Histórica se faz valer, é na reinterpretação dos seus saberes, sabores e tantos outros (des)amores, que partimos à descoberta deste lugar que, para sempre, nos fará viajar.

As envolventes naturais de Marialva compõem-se pelo Parque Natural do Douro Internacional, pelo Vale do Rio Côa e pela Área Protegida Privada da Reserva da Faia Brava. Mas a complementá-las, e sendo a produção de vinho típica na região, a paisagem desta Aldeia Histórica é ainda enriquecida por cenários entrecortados de vinhas que, neste dia, servirão também de palco a esta nossa aventura e, desde sempre, serviram de morada a tantas Mulheres que elevaram este lugar à mais alta encosta da sua identidade.

Celebrando o Feminino e a sua significância na Cultura desta Aldeia Histórica, Marialva será sua companheira – fiel e prazenteira!

 

10:00- Caminhada PR1 AHP de Marialva

Início no Posto de Turismo de Marialva

Ideal para quem pretende seguir num ritmo contemplativo, este percurso permitirá explorar, passo a passo, o território e a envolvente desta magnífica Aldeia Histórica, revelando a riqueza e diversidade do seu património natural, cultural e paisagístico.

(Esgotado)

12:30 – Vinha da Cascalheira

Momento para vindimar e degustar de um petisco típico.

Local: Vinha da Cascalheira (colocar QR code com as coordenadas:

40°55’02.7″N 7°13’26.6″W

https://goo.gl/maps/uoEuohd57HbhJvbc8

 

Os petiscos servidos a quem trabalha nas vindimas são o mote para este momento. As vinhas, os campos e a caminhada abrem o apetite.

Sabia que a última sardinhada do ano é a do último dia da vindima?

 (Esgotado)

14:00 – Regresso à Aldeia pela PR1 AHP de Marialva (circular 3km).

Após o momento gastronómico, rumamos em direcção ao Castelo de Marialva seguindo pelos incontáveis segredos que este Caminho Histórico guardou para si.

(Esgotado)

16:00 – Visita Guiada | As Mulheres de Marialva

Inicio no Posto de Turismo e visita dentro de muralhas.

A Aldeia de Marialva é farta de histórias, mitos e lendas. Uma das estórias mais conhecidas dá nome à Aldeia. Desta visita, guiada por Três Mulheres de Marialva (personagens), prometemos os mais vivos mistérios desvendar e, quem sabe, talvez Maria Alva se venha a mostrar..

(Esgotado)

 

19:00 – Sacro de Amanda Gonsales (Artes de Rua a SOS)

Local: Exterior da Capela do Senhor dos Passos

 

Sacro é uma criação de Amanda Gonsales que estará em itinerância pelos Municípios da região entre o dia 8 e 11 de setembro ao abrigo do programa SOS Raia Viva. 11 de Setembro é oportunidade de oiro de se apresentar na magnífica Aldeia Histórica de Marialva e integrar assim a programação deste 12 em Rede-Aldeias em Festa!

 

Sinopse

Tudo começou em Évora. Na verdade, começou na infância, pois é lá onde tudo começa. Cruz e orações preenchiam o simbólico na cidade do interior, e os cânticos em menor harmônica numa igreja circular, presenteavam os sentidos. Até que um Escrutínio me apontou o caminho. Subi na cruz. Ali, compreendi o homem com a coroa de espinhos. O veneno tornou-se antídoto, há mistérios cravados no lenho. Passei a escrutinar-me, não a olhos vistos, no silêncio. Os caminhos sinuosos desembocaram-me em Évora, onde ecos de sons milenares insistem em se repetir. Vi nas janelas, vielas, em baixo das pedras, nos vãos das grades, rastros de mim mesma. Resquícios dos baús do inconsciente que revelam segredos dos antigos povos, que ali permanecem a sussurrar. A memória já empoeirada recorda-se: para despertar os vivos, é preciso cruzar tempos, e ressuscitar os mortos.

 

Ficha Técnica 

Amanda Gonsales – Concepção e performance

Francesca Della Monica – Preparação vocal

Yael Karavan – Preparação corporal

Verônica Fabrini – Dramaturgia

Naomi Silman – Direcção

 (Esgotado)

20:00 – Showcooking com Chef Álvaro Costa (streaming) 15pax.Max

Local: Antiga Casa da Câmara

 (Esgotado)

Neste delicioso showcooking da autoria do Chef Álvaro Costa, cruzaremos os sabores Marialvenses presentes nos menus associados ao projecto das Aldeias Históricas de Portugal “Receitas que Contam Histórias”, com os produtos e a identidade gastronómica da própria vindima.

 

20:30 – Entrega da Dinner Box

A acompanhar as iguarias resultantes do Showcooking, juntar-se-ão os produtos endógenos cedidos pelos agentes económicos locais, nesta saborosa dinner box que, para todos os inscritos, o Chef preparará.

Um momento para relaxar e saborear cada pedaço da nossa paisagem!

(Esgotado)

 

22:00 – Concerto | Tempo não Parou com Mário Laginha (livestreaming)

 

Local: Exterior da Igreja de São Pedro

 

O espaço de Marialva e a sua memória real e lendária servem de inspiração para uma criação única que resulta de uma Residência Artística na Aldeia por este fabuloso elenco.

Partindo da lenda da Dama dos Pés de Cabra, a música (em especial, o jazz) servirá de forma de expressão. Para isso, este colectivo que se junta especificamente para desenvolver este trabalho, fará a fase final de ensaios e mise em cene em residência artística na Aldeia Histórica de Marialva.

Para este concerto, o projeto Tempo Não Parou, que conta com Hélder Costa na direção musical e Teresa Sarmento e Joana Raquel nas vozes e composição, convidam o reputado pianista Mário Laginha.

A iluminação cénica estará a cargo de Fred Rompante (Side Effects).

 

Para se inscrever para o programa do Evento da Aldeia Histórica de Marialva é necessário contactar o Posto de Turismo de Marialva, através do contacto 279 859 288, o e-mail turismomarialva@cm-meda.pt.

 

 

Pontos de Interesse

Concurso Belmonte DOCE DESIGN

A gastronomia constitui-se cada vez mais como um importante atrativo turístico-cultural de um local assim como contribui para a valorização da sua identidade, história, património e recursos endógenos. Assim, o concurso propõe, entre outros aspetos, criar uma dinâmica...