Select Page

Dia Internacional do Livro Infantil assinalado em Elvas

O Dia Internacional do Livro Infantil, assinala-se a 2 de abril, e para comemorar esta data a Câmara Municipal de Elvas organiza, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, um Workshop de ilustração, com a autora e ilustradora Carla Antunes, a partir das 10.30 horas.

A participação no vento está sujeita a inscrição prévia pelo email biblioteca@cm-elvas.pt; telefone: 628009660 ou na receção da Biblioteca Municipal, de segunda-feira a sexta-feira das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

A efeméride comemora-se em todo o mundo no dia do nascimento de Hans Christian Andersen, e a partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Como é habitual, para assinalar este dia, a DGLAB disponibiliza um cartaz digital, da autoria do artista André Carrilho, vencedor do Prémio Nacional de Ilustração em 2021.

Também o IBBY internacional convida anualmente um país a dar o mote e a escrever um texto alusivo à literatura para a infância. Este ano da responsabilidade do Canadá, o texto é da autoria de Richard Van Camp e o cartaz de Julie Flett.

O cartaz de André Carrilho transmite a ideia que tem sido subjacente a este dia ao longo dos anos: que cada livro e cada história despertam sentimentos e emoções únicas, que nos ajudam a sonhar e a sentir algum conforto perante um mundo agitado como são as ondas revoltas do mar.

André Carrilho nasceu em 1974, em Lisboa. 

É ilustrador, cartunista, animador e caricaturista. Galardoado com mais de 30 prémios nacionais e internacionais, já participou em exposições colectivas e individuais em Portugal, Espanha, Brasil, França, República Checa, China e Estados Unidos da América, entre outros países. O seu trabalho está publicado por uma extensa lista de jornais e revistas que inclui The New York Times, The New Yorker, Vanity Fair, New York Magazine, Independent on Sunday, NZZ am Sonntag, Harper’s Magazine, New Statesman e Diário de Notícias. 

Em 2002, recebeu o Gold Award pela Society for News Design pelo seu portfólio de ilustração, um dos mais prestigiados prémios internacionais de ilustração. Em 2015, um dos seus cartoons sobre a epidemia do ébola tornou-se mundialmente viral e valeu-lhe o Grande Prémio no World Press Cartoon. Nesse mesmo ano, foi convidado a conceber o mural de caricaturas que decorou a famosa festa dos óscares da revista Vanity Fair. Em 2021, recebeu o Prémio Nacional de Ilustração, atribuído pela DGLAB, pelas ilustrações do livro A menina com os olhos ocupados, publicado pela Bertrand.

Pontos de Interesse

Pilotos mostraram os seus dotes na “Gymkhana 4.0”

A Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira promoveu este domingo 20, numa zona de asfalto do Caia, mais uma edição da “Gymkhana 4.0”, uma prova de perícia automóvel. Com muito público presente, em especial vindo do outro lado da fronteira, as...

Vitória Branco na Cimeira sobre Associativismo e Juventude

A vereadora Vitória Branco, em representação da Câmara Municipal de Elvas, marcou presença na Cimeira sobre Associativismo e Juventude que realizou no Pavilhão Multiusos de Alter do Chão, numa organização da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e do...

Stand de Elvas divulga gastronomia no segundo dia da BTL

Ao segundo dia da Bolsa de Turismo de Lisboa, no stand da Câmara Municipal de Elvas deu-se a provar a todos os visitantes o prato mais reconhecido da sua gastronomia, o bacalhau dourado. A iniciativa, realizada em parceria com o Hotel Santa Luzia, pretendia dar a...