Select Page

Mosteiro de Alcobaça

A fundação da Abadia de Santa Maria de Alcobaça e respectiva Carta de Couto datam de 8 de Abril de 1153. Os domínios da Ordem de Cister ficam assim consagrados. Os do Reino de Portugal, com a conquista das cidades de Santarém e de Lisboa, em 1147, avançaram para sul em direcção à Linha do Tejo. Este facto, obrigava a um povoamento rápido e eficaz para que a expansão cristã continuasse para sul.

A protecção dos Coutos foi entregue à milícia da Ordem do Templo, isentando-os, tanto quanto possível, das investidas militares dos mouros. O ponto fulcral e irradiador de toda esta dinâmica era a própria abadia. A respectiva construção foi iniciada em 1178. Esta data está envolta em grande significado “estratégico”: quatro anos depois, São Bernardo foi canonizado. Será, decerto, uma das primeiras abadias da Ordem a ser construída já com esta intenção.

A importância do Mosteiro de Alcobaça evoluiu num crescendo cultural, religioso e ideológico. A sua monumentalidade é tanto mais evidente quanto mais límpida e austera é a sua arquitectura. Trata-se, de resto, do primeiro ensaio de arquitectura gótica em Portugal: um modelo que ficou sem imediata continuidade e que não foi reproduzido a não ser muito mais tarde, funcionando como um pólo quase isolado, uma jóia branca na paisagem.

Como chegar: De Lisboa ou Leiria – A8 até à saída Alcobaça/Nazaré/Valado dos Frades, depois EN 8-5 em direção a Alcobaça. Alternativa A1, saída Leiria, por Norte ou Aveiras por Sul, depois IC2. Autocarros urbanos: Expresso.

Estacionamento: Estacionamento: Gratuito. Para automóveis – disponível a Norte e a Sul do monumento, com capacidade para 100/200 viaturas. Para autocarros – disponível a Sul (em parque privativo) e a Nascente (junto ao pavilhão multiusos), com capacidade para 12 viaturas.

Acessibilidade: Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida possível em todo o percurso, com possibilidade de cedência de cadeira de rodas mecânica.

Horários:

  • outubro a março: Das 09h00 às 18h00 (última entrada 17h30)
  • abril a setembro: Das 09h00 às 19h00 (última entrada 18h30)
  • A Bilheteira encerra 30 minutos antes do fecho do monumento
  • Encerrado: 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio, 20 de agosto e 25 de dezembro
Contactos

morada

telefone +351 262 505 120

email geral@malcobaca.dgpc.pt

Pontos de Interesse

Praia do Farol

De um lado banhada pelo Rio Mira e do outro pelo mar, a Praia do Farol fica situada em Vila Nova de Milfontes, mesmo ao lado da Praia da Franquia de que está separada apenas por um paredão. Tal como na Praia das Furnas, situada em frente, durante a maré baixa...

Castelo de Portalegre

Castelo medieval, cuja construção ocorreu no reinado de D. Dinis, por volta de 1290. Situa-se no ponto mais alto do centro histórico de Portalegre, desfrutando de vistas estratégicas sobre a cidade e sobre a paisagem envolvente, que tão bem caracteriza o...

Museu de Aveiro

Fundado em 1458, este antigo convento dominicano feminino onde viveu Santa Joana Princesa reflete a vivência da comunidade das freiras ao longo de cerca de quatro séculos, com diferentes estilos arquitetónicos. O Museu de Aveiro está instalado no antigo Convento de...