Select Page

Constituída a Comissão de Acompanhamento do CRO de Elvas

A Comissão de Acompanhamento do Centro de Recolha Oficial (CRO) de Animais de Elvas reuniu esta terça-feira, dia 14, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
 
A sessão de trabalho, que pretendia estabelecer a sua constituição, assim como as normas pelas quais se vai reger, serviu também analisar e debater várias questões relacionadas com o tema.
 
Quanto à constituição desta Comissão, fazem parte da mesma, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida; a presidente da Assembleia Municipal, Graça Luna Pais; os vereadores Tiago Afonso, Paula Calado (PSD) e Vitória Branco (PS); os representantes das associações relacionadas com os animais: Amigos da Bicharada, José Beliz, e Movimento Animal Associação de Elvas, Cláudia Pombeiro; a PSP, comissário Rui Massaneiro; a GNR, capitão João Lourenço e cabo Bruno Baptista; a Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), Rute Santos e Cristina Costa; assim como os cidadãos: Ana Cristina; José Barros e Elsa Dourado.
 
A proposta vai agora ser levada à apreciação da Câmara Municipal de Elvas, com as sugestões emanadas deste encontro, uma vez que foram analisadas as normas e foi chegado a um consenso sobre alguns pontos.
 
O presidente da Câmara Municipal de Elvas aproveitou para fazer um pequeno enquadramento sobre a situação atual do CRO cuja gestão, desde 1 de junho, é da responsabilidade do Município de Elvas. Neste âmbito referiu ainda ter sido constituída uma equipa para dar resposta às necessidades do mesmo, que é composta por 1 médico veterinário, 1 enfermeira veterinária; 2 funcionários da Autarquia, e uma funcionária em prestação de serviços.
 
Foram ainda abordadas as questões do voluntariado no espaço, bem como as necessidades de definir métodos de ação em casos de urgência e agonia animal, tendo sido definido que a Escola Superior Agrária de Elvas será a primeira escolha, e em caso de não se poder recorrer à ESAE escolher uma clínica veterinária local.
 
Sobre outros procedimentos, a Autarquia irá assentar a sua decisão no parecer de mais dois veterinários.
 
Rondão Almeida instou os presentes a visitar o CRO e a tirar as suas conclusões, manifestando total disponibilidade para colaborar em tudo o que seja necessário, no estrito cumprimento da lei e para manter o bem-estar dos animais que ali se encontram.
Pontos de Interesse

Cinema ao Ar Livre na quinta-feira 15, na Terrugem

A Escola Primária da Terrugem vai ser palco da CAL, uma mostra de cinema ao ar livre, que vai decorrer em algumas freguesias rurais do município de Elvas em setembro.A sessão vai decorrer esta quinta-feira 15, pelas nove e meia da noite, e com...

Viagens à Praia nos meses de julho e agosto

A Câmara Municipal de Elvas vai organizar as habituais viagens à praia, para os residentes no concelho, e que tem como destino a praia da Comporta, no Litoral Alentejano, nos meses de julho e agosto. O objetivo é proporcionar viagens de ida e volta às famílias do...

Assembleia Municipal reúne esta quinta-feira

A Assembleia Municipal de Elvas reúne esta quinta-feira, dia 29, pelas 16 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A sessão tem a seguinte ordem de trabalhos: – Período de Antes da Ordem do Dia – Período da Ordem do Dia 1 – Relatório de Atividades 2 – Aprovação da...