Select Page

GR13 – Via Algarviana | Setor 7 – Salir » Alte

5 h
16.4 kmDistância
NormalDificuldade
5 hDuração

Os pomares de sequeiro e os engenhos hidráulicos revelam modos de vida antigos. Fantástica vista da Rocha da Pena. Final refrescante do trilho na Ribeira de Alte.

O 7º setor da Via Algarviana começa em Salir, no eixo central da EN 124. As ruínas do castelo são o elemento histórico mais marcante desta povoação.

A partir daqui, vai seguir por caminhos muitas vezes ladeados por antigos muros de pedra, que ainda limitam hortas e propriedades rurais. O trilho atravessa alguns aglomerados habitacionais, como Almarginho, Cerro de Baixo e Cerro de Cima.

Esteja atento a algumas noras e outros engenhos hidráulicos, que testemunham a intensa atividade agrícola do passado.

A imponente Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena está à vista do caminhante na primeira metade do percurso: é um elemento marcante da paisagem, com 479 m de altitude. Aí pode encontrar cerca de 535 espécies de flora e muitas outras de fauna. Este é também o local da famosa lenda do Gil da Pena: aceite o desafio de conseguir que um dos habitantes locais lhe conte esta história!

O itinerário atravessa depois Benafim, uma povoação que mantém a traça tradicional nas casas e ruas estreitas. Aproveite para fazer uma pausa num dos cafés locais.

Daí, segue para Norte, passando por pomares de sequeiro, característicos do Barrocal Algarvio, e chega à Ribeira do Freixo, onde ruma a oeste. A paisagem ainda tem as marcas da atividade agrícola e do pastoreio, que no passado tiveram peso na economia local.

O setor termina acompanhando a frescura da Ribeira de Alte: aprecie o cantar dos muitos passeriformes que aí existem! Chegará assim às Fontes Grande e Pequena, uma zona muito agradável para descansar.

Mais adiante situa-se o centro de Alte, uma das aldeias mais típicas e bonitas da região. Aproveite para se embrenhar pelas pequenas ruas e visitar os comércios com produtos locais.

 

O QUE PODE VER?

» PATRIMÓNIO HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO E RELIGIOSO

BENAFIM

  • Igreja de Nossa Senhora da Glória.

ALTE

  • Igreja Matriz de Alte (Séc. XIII);
  • Capela de São Luís (Séc. XV);
  • Traça arquitetónica tradicional;
  • Fonte Grande e Fonte Pequena;
  • Pólo museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte.

» NATUREZA

Neste setor vai encontrar algumas espécies de orquídeas, tais como a Erva-abelha (Ophrys apifera); Erva-vespa (Ophrys lutea); Abelhão (Ophrys speculum) ou Flor-dos-macaquinhos-dependurados (Orchis italica).

Se fizer a caminhada na Primavera, poderá ter ainda oportunidade de apreciar a beleza espetacular da Rosa-albardeira (Paeonia broteroi).

Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena, que consegue avistar neste percurso, é um monumento geológico de extraordinária beleza, rico em grutas e escarpas, com 479 m de altitude. Aí poderá encontrar cerca de 535 espécies de flora, das quais algumas são endémicas e muitas outras são medicinais e aromáticas. Na fauna, destaque para espécies importantes como o Morcego-de-peluche (Miniopterus schreibersii), classificado como espécie “Vulnerável”, e o Morcego-rato-pequeno (Myotis blythi), classificado como “Criticamente em Perigo”.

Os pomares de sequeiro marcam a paisagem, rodeados de valados, onde existem alfarrobeiras (Ceratonia siliqua), oliveiras (Olea europaea), amendoeiras (Prunus dulcis) e figueiras (Ficus carica). Outrora, eram o grande sustento da economia tradicional algarvia. Atualmente, muitos estão abandonados.

Esta é também a zona de nidificação de espécies de aves migradoras como o Papa-figos (Oriolus oriolus), o Abelharuco (Merops apiaster) e o Picanço-barreteiro (Lanius senator) e de residência do Charneco (Cyanopica cyana).

As Fontes Grande e Pequena, em Alte, são local de paragem obrigatória. A vegetação verdejante apela ao descanso. No verão, a piscina de água natural, que foi construída na década de 80, é o ex-líbris desta aldeia serrana.

Não deixe de visitar a famosa Queda de Água do Vigário, de beleza surpreendente. É mais um local relaxante, ideal para descansar e, se as temperaturas o permitirem, dar um mergulho.

Pontos de Interesse

Carrascalinho

Entre solos arenosos e montes xistosos, duas paisagens diferentes, dois habitats complementares. Os solos arenosos, de ondulado suave, predominam no troço norte deste percurso, onde imperam os pinhais com matos de plantas aromáticas, orquídeas selvagens e plantas...

GR45 – GRVC10 | Algodres » Castelo Melhor

Esta etapa inicia na aldeia de Algodres. A GRVC atravessa a aldeia e segue por lameiros e zonas de matas e bosque, passando pelo sítio arqueológico da Olga Grande. Esta etapa inicia na aldeia de Algodres, seguindo para Oeste, em direcção ao rio Côa, por olivais,...

PR3 ADL – Conquista de Terena

Saia do Largo do Castelo, passe frente à Torre do Relógio e Pelourinho. Passe na Igreja de S. Pedro em direção ao cemitério. Siga e tome o caminho de terra junto à Horta do Professor. Subida suave. Passe o portão de gado, com grelha metálica no chão, até ao cruzamento...