Percurso circular de 6,1 km em Barão de São João, povoação rural típica do concelho de Lagos. Aprecie o casario, o passeio pela mata e o menir da Pedra do Galo.
O percurso começa perto do Centro Cultural de Barão de São João e segue para Norte, em direção à Mata Nacional de Barão de São João. No cruzamento, virar à esquerda em direção à Casa do Guarda e ao Parque de Merendas.
Contorna-se o Parque de Merendas pela direita e continua-se o trajeto. A partir daqui, vai cruzar o Passeio dos Poetas. Aproveite para desfrutar da surpresa das pedras gravadas ora com figuras, ora com poemas.
Mais à frente, vira-se para a direita, para uma subida que nos leva junto dos moinhos eólicos, a uma altitude mais elevada, passando por charcos temporários.
Ao cimo, toma-se o caminho da direita, que vai coincidir com a GR13 – Via Algarviana. Antes do Marco Geodésico deixa-se esta Grande Rota para se ir visitar o Menir da Pedra do Galo, que fica à esquerda. Daqui avista-se a Serra de Monchique e a Fóia (ponto mais alto do Algarve, com 902 m de altitude) – um bónus neste desvio.
No menir, volta-se para trás e segue-se agora pelo caminho em frente, que o levará de volta até ao ponto inicial.
» BARÃO DE SÃO JOÃO
Se quer conhecer uma povoação rural típica do concelho de Lagos, este é o lugar certo. Vai poder ver:
- Os detalhes da arquitetura tradicional: as casas térreas com telhados de uma ou duas águas, a barra colorida a contornar portas e janelas, ou as típicas chaminés algarvias, recordação da herança mourisca.
- A Mata Nacional de Barão de São João, uma área protegida que é o espaço perfeito para quem procura o contacto com a natureza.
- A diversidade de culturas: é aqui que muitos estrangeiros, oriundos dos mais diversos países, se têm fixado ao longo dos anos e pelo qual se têm apaixonado.
» PATRIMÓNIO CULTURAL
Destaque para a Igreja típica do século XVII, com notáveis elementos religiosos dedicados a São João Batista e ao Sagrado Coração de Jesus, entre outros. O templo foi reconstruído em 1951.
Menir da Pedra do Galo
Este menir, que remonta ao Neolítico, dá nome ao percurso. Teve uma história atribulada: sabe-se que já foi retirado do lugar original para decorar o jardim de uma casa. Após uma denúncia, voltou ao seu local de origem.
Dizem os habitantes da povoação que o nome do menir provém de uma lenda popular, que tem passado de geração em geração. Segundo esta, neste local ouvia-se o galo a cantar. Hoje em dia, brinca-se com esta história, perguntando aos visitantes se não ouvem o galo cantar. Não ouvem? Então aproximem-se do menir, encostem a cabeça e depressa ouvirão o cantar do galo na cabeça.
» PATRIMÓNIO NATURAL
A Mata Nacional de Barão de São João é um espaço perfeito para quem procura o contacto com a natureza. Nela pode desfrutar de:
- trilhos pedestres e de BTT;
- circuito de manutenção;
- parque de merendas;
- parque infantil;
- diferentes espécies de flora (pinheiros, medronheiros, sobreiros, eucaliptos e acácias);
- várias espécies de aves;
- algumas espécies de fauna cinegética.