
O Museu Bernardino Machado está situado no Palacete Barão da Trovisqueira, em Vila Nova de Famalicão, mandado construir por José Francisco da Cruz Trovisqueira e concluído em 1857. Aqui foram recebidos o rei D. Pedro V, o rei D. Luís I e a rainha D. Maria Pia.
A ideia de homenagear Bernardino Machado com um Museu Municipal nasceu em 1983. Assim, a 30 de setembro de 1988, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão comprou o palacete já bastante degradado e a ameaçar ruína, tendo definido como prioridade a reabilitação faseada do edifício, cujas linhas arquitectónicas e artes decorativas caracterizam, de forma singular, as construções típicas do brasileiro “torna-viagem”.
Em 1995, após a Mostra Nacional do acervo de Bernardino Machado, doado pelos seus familiares ao município, a Câmara decidiu criar aí o Museu Bernardino Machado, dignificando assim a memória do ilustre estadista, “famalicense de coração”. Ainda nesse ano foi elaborado o Programa Museológico com uma vasta atividade de organização, inventariação, catalogação do acervo depositado em arquivo, exposições temporárias, colóquios e seminários, edição de materiais didático-pedagógicos.
O Museu Bernardino Machado abriu as portas ao público, com a sua exposição permanente, em 15 de dezembro de 2001, destacando-se aí as várias facetas de Bernardino Machado e a cena política local e nacional (1835-1944).
Morada: Palacete Barão de Trovisqueira – Rua Adriano Pinto Basto, 75 – 4760-114 Vila Nova de Famalicão
Horário:
- Terça a sexta-feira das 10h00 às 17h30;
- Sábado e domingo das 14h30 às 17h30.
- Encerrado ao público à segunda-feira e feriados.
Entrada gratuita.
Recent Comments