Select Page

Praia Fluvial de Palheiros e Zorro

A Praia Fluvial de Palheiros e Zorro está localizada na freguesia de Torres do Mondego. Situada na margem esquerda do rio Mondego, o seu acesso principal é feito a partir da povoação de palheiros. É possível o acesso pela margem direita ao usar a ponte pedonal ali existente.

As aldeias que se situam ao redor da praia vincam bem um património de antigas estruturas mineiras e agrícolas. Toda a interação entre as margens, a vegetação e o curso de água do rio Mondego tornam este local cheio de características sem iguais no concelho de Coimbra.

Toda a área que envolve a zona da praia tem uma notável diversidade de flora de grande valor ecológico. Pode encontrar na zona eucaliptos e pinheiros, tendo um grande destaque os sobreiros, carvalhos alvarinho e carvalhos-cerquinhos. Os arbustos não ficam assim esquecidos pois a área é rica em medronheiros, loureiros, sabugueiros e roseiras bravas. São todas estas espécies que são o manto principal destas encostas.

Esta praia tem ainda uma zona de lazer náutico onde pode fazer kayaking, canoagem ou pesca desportiva. Em desportos terrenos pode usufruir de um campo de voleibol praia, fazer BTT pelos caminhos existentes ou fazer um percurso pedestre no Trilho Ribeirinho.

A pensar no bem estar de todos os banhistas que a frequentam ao longo de toda a época balnear, dispõe de variadas infraestruturas. Perto do areal encontra um bar com esplanada com vista sobre a praia onde pode experimentar a especialidade da casa, caracóis. A zona de banhos está delimitada e conta com a vigilância de nadadores-salvadores e posto de primeiros socorros.

Em todo o areal encontra várias churrasqueiras acompanhadas de mesas de madeiras e bancos. Fora da zona da praia, já no estacionamento encontra um parque de merendas com churrasqueiras onde pode aproveitar a sua refeição na presença dos seus amigos ou familiares. As crianças nunca são assim esquecidas e pode encontrar um pequeno parque infantil com escorregas e baloiços. Possui também sanitários e balneários com chuveiros.

Contactos

morada

Pontos de Interesse

Fonte Mourisca

Edificada em 1922, segundo projeto de Mestre José da Fonseca e denotando um modernismo revivalista, substituiu o antigo Chafariz da Câmara, valorizando a entrada de Sintra e dignificando a água mais apreciada da vila. Com o alargamento da estrada, o fontanário foi...

Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio

A Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio está instalada num edifício da década de 1950, da autoria do arquiteto José Carlos Loureiro. A coleção de pintura conta com obras dos séculos XIX e XX, de Silva Porto, Artur Loureiro, Marques de Oliveira, Sousa Pinto, Carlos Reis,...

Parque Natural de Sintra-Cascais

A serra de Sintra é um pequeno maciço – o promontório da Lua dos romanos – postado diante do oceano e que sobe até aos 528 m na Cruz Alta. Outrora domínio dos matos, a serra mudou de feição após a introdução de diversas essências florestais. Hoje, em...