Na Praia Grande o areal estende-se por mais de 2 km de paisagem aberta e natural. Duas zonas húmidas delimitam a praia: o sapal de Alcantarilha a poente e a lagoa dos Salgados a nascente, sendo esta última um local de renome internacional para a observação de aves aquáticas, albergando populações importantes de espécies como o gracioso pernilongo ou o emblemático camão.
No robusto cordão dunar (atingindo os 300 m de largura) dominam espécies aromáticas como a perpétua-das-areias com o seu típico aroma a caril.
No troço central da praia, atravessando um passadiço de madeira que oferece uma vista panorâmica sobre a lagoa dos Salgados e as dunas, é possível observar arenitos (dunas fossilizadas) e o vistoso cravo-das-areias.
Um outro passadiço percorre a área interior do cordão dunar, contornando a lagoa dos Salgados até à zona da barra e dando acesso a um miradouro / observatório de aves. Para além da imensa duna observam-se campos agrícolas, sobretudo cearas e pomares de sequeiro, onde não faltam antigos moinhos e vestígios de engenhos hidráulicos.