Select Page

Praia da Salema

A praia associa-se à povoação da Salema, pequena vila piscatória, e funciona também como porto de pesca, estando o troço central da praia ocupado por embarcações e respetivas artes de pesca (por exemplo os alcatruzes ou o aparelho de anzol). É assim possível observar o regresso dos barcos à praia depois da faina e petiscar mais tarde o polvo, a moreia ou o sargo, nos restaurantes da povoação.

Na Salema existem ruínas de uma “villa” romana e de uma fábrica de conservas de peixe, o que atesta a longa tradição piscatória do local.

A praia tem um agradável passeio marginal e algumas esplanadas sobre o mar. O areal é amplo, com mais de 1 km de extensão, e caminhando para nascente a praia torna-se mais isolada e tranquila, enquadrada por arribas ocres muito esculpidas. Podem observar-se, nestas paredes rochosas, pegadas de dinossauros carnívoros bípedes que povoaram esta região há cerca de 140 milhões de anos.

Mais informações
Notas: Dada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas, sobretudo nas extremas da praia.

Acesso pedonal e viário alcatroado a partir da povoação da Salema (sinalizada na EN 125). Bolsas de estacionamento ordenado, de média dimensão, junto à praia e no topo da arriba poente (acesso ao areal através de escadaria de madeira). Diversos equipamentos de apoio (restaurantes, wc, apoio balnear e recreativo) e vigilância na época balnear. Praia Acessível. Orientação: sul, sudeste.

Contactos

morada

Pontos de Interesse

Praia da Aguda – Gaia

Situada a meio da distância entre Gaia e Espinho, a Praia da Aguda possui um extenso areal que se estende desde Miramar a norte, e se prolonga para a Granja, mais a sul. Com ondulação forte, esta praia é procurada pelos praticantes de surf e oferece também boas...

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina – PNSACV ocupa uma superfície de 89.568,77 ha (60.577,25 ha de área terrestre e 28.991,52 ha de zona marinha), com grande diversidade de habitat costeiros, incluindo praias, falésias, ilhotas e rochedos...

Centro de Arqueologia de Lisboa

Centro de recursos arqueológicos dedicado à cidade de Lisboa constitui um equipamento cultural municipal, polivalente e multidisciplinar, sede operacional das competências legais da autarquia em matéria de Arqueologia. O CAL é o centro para onde convergem todos os que...