Com cerca de 190 km, distribuídos por 19 etapas que atravessam os montes de Castro Laboreiro, as serras da Peneda, Soajo, Amarela e Gerês e o planalto da Mourela, a GR 50 – Grande Rota Peneda-Gerês é uma das maiores rotas pedestres em Portugal, com a particularidade de se desenvolver totalmente em zona de montanha. A sua primeira etapa tem início na Ameijoeira, Castro Laboreiro, terminando em Tourém, depois de percorrer transversalmente o Parque Nacional, em território dos concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre.
Apresenta um itinerário muito diversificado e inspirado na paisagem, na cultura e nos modos de vida das comunidades que, desde há muito, habitam este território montanhoso. Dá a conhecer calçadas medievais, caminhos das migrações sazonais entre brandas e inverneiras, velhos trilhos do pastoreio e os prados de montanha, caminhos de romeiros, rotas do contrabando, entre outras marcas do passado e da vivência atual. Etapa a etapa vão também sucedendo os motivos de interesse natural, destacando-se os bosques de carvalho, verdadeiros santuários de biodiversidade, onde se refugiam espécies importantes da flora e da fauna portuguesa. Nas cotas mais elevadas a rota aproxima-se das penedias da serra, vencendo os declives para levar os caminheiros à tranquilidade da montanha.
Esta rota oferece uma viagem multifacetada pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, proporcionando uma experiência íntima com a montanha, no seu contexto natural e paisagístico, histórico-cultural e social. Em cada etapa retira-se uma nova experiência. Em cada estação sucede uma nova vivência, quase como se de outra rota se tratasse.