Select Page

GR50 – Grande Rota Peneda-Gerês

65 h
188.0 kmDistância
NormalDificuldade
65 hDuração

Com cerca de 190 km, distribuídos por 19 etapas que atravessam os montes de Castro Laboreiro, as serras da Peneda, Soajo, Amarela e Gerês e o planalto da Mourela, a GR 50 – Grande Rota Peneda-Gerês é uma das maiores rotas pedestres em Portugal, com a particularidade de se desenvolver totalmente em zona de montanha. A sua primeira etapa tem início na Ameijoeira, Castro Laboreiro, terminando em Tourém, depois de percorrer transversalmente o Parque Nacional, em território dos concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre.

Apresenta um itinerário muito diversificado e inspirado na paisagem, na cultura e nos modos de vida das comunidades que, desde há muito, habitam este território montanhoso. Dá a conhecer calçadas medievais, caminhos das migrações sazonais entre brandas e inverneiras, velhos trilhos do pastoreio e os prados de montanha, caminhos de romeiros, rotas do contrabando, entre outras marcas do passado e da vivência atual. Etapa a etapa vão também sucedendo os motivos de interesse natural, destacando-se os bosques de carvalho, verdadeiros santuários de biodiversidade, onde se refugiam espécies importantes da flora e da fauna portuguesa. Nas cotas mais elevadas a rota aproxima-se das penedias da serra, vencendo os declives para levar os caminheiros à tranquilidade da montanha.

Esta rota oferece uma viagem multifacetada pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, proporcionando uma experiência íntima com a montanha, no seu contexto natural e paisagístico, histórico-cultural e social. Em cada etapa retira-se uma nova experiência. Em cada estação sucede uma nova vivência, quase como se de outra rota se tratasse.

Pontos de Interesse

PR2 PTM – Ao Sabor da Maré

Percurso circular de 4,7 km que parte de Alvor. A ria, o estuário, as dunas e o sapal são locais de equilíbrio frágil mas com uma riqueza imensa de animais e plantas.   O percurso começa no parque de estacionamento do Porto de Pesca de Alvor, junto à Piscina...

Troviscais ao Mira

As densas matas de sobreiros, eucaliptos e medronheiros conduzem o caminhante a comungar com as águas tranquilas do rio Mira, numa caminhada ideal para experimentar em apenas meio-dia, a essência do Caminho Histórico da Rota Vicentina. Troviscais revela o lado mais...