Select Page

PR4 – Levada do Barreiro

2.1 h
10.2 kmDistância
EasyDificuldade
2.1 hDuração

O percurso “Poço da Neve – Casa do Barreiro” liga o património contruído, a natureza e as amplas paisagens sobre a cidade do Funchal, seguindo em grande parte a Levada do Barreiro, na margem esquerda do vale da Ribeira de Santa Luzia.

O percurso inicia-se na Estrada Regional nº 202, de acesso ao Pico do Areeiro. Em primeiro plano situa-se o Poço da Neve, um elemento único do património construído do concelho do Funchal, datado de 1813. A neve e o granizo, que ocorriam pontualmente no inverno, eram armazenadas naquele reservatório proporcionando gelo ao longo do ano, que era transportado a pé para baixa da cidade do Funchal.
O itinerário continua a descer, passando por um núcleo de vegetação de altitude onde destacam-se as urzes arbóreas segue s e as uveiras-da-serra. Após cruzar um caminho de asfalto, o itinerário segue um primeiro canal afluente da Levada do Barrreiro até ao vale da Ribeira dos Frades, onde situa-se a madre do canal principal.
O percurso paralelo à levada do barreiro, com amplas panorâmicas sobre o vale da Ribeira de Santa Luzia e sobre a cidade do Funchal, e assim continua até a um desvio à direita, já na parte final da caminhada, para uma vista ao miradouro do Barreiro, situado no tipo de uma pequena elevação.
A Casa do Barreiro é o destino seguinte e assinala o fim do percurso no Parque Ecológico do Funchal. É possível continuar a caminhada até ao centro da freguesia do Monte, seguindo o caminho Municipal da Casa do barreiro, a Estrada Regional nº101 (ER101) e tomar o percurso pedestre no Terreiro da Luta.
Pontos de Interesse

PR4 MRV – Percurso do contrabando do café

Logo à partida torna-se evidente os bosques de Sobreiros, com afloramentos graníticos e áreas agrícolas. Iremos encontrar povoados fronteiriços, Galegos, Monte de Baixo e Pitaranha. Adiante surge La Fontañera, zona onde os contrabandistas recetavam o café. Estreitas e...

Trilho dos Pescadores | Luz » Lagos

Na última etapa desta grande rota costeira, rochas bizarras de variadas cores, entre ocres, vermelhos, cinza, branco e negro, contrastam com o azul forte do mar, mantendo cativo o olhar do caminhante. A nossa viagem termina na cidade de Lagos de onde, muito antes de...