Francisco Queiroz, rotário do Clube de Carnaxide, lembrou o lema para 2015-16 do Rotary – “Seja um Presente para o Mundo”, referindo que os rotários das Caldas foram felizes na escolha do profissional do ano, porque a classe de professores “é um presente para o mundo, porque passam o conhecimento para a nova geração”.
Mário Gonçalves disse que conviveu com Sá Lopes entre 2003 e 2008, quando, conjuntamente com Eduardo Gonçalves, Herculano Elias e Jaime Serafim, “integrámos a primeira Direção da Liga dos Amigos do Museu de José Malhoa (LAMJM), então formalmente refundada”. “A sua atual condição de presidente da Mesa da Assembleia Geral da LAMJM é por demais relevante, por simbolizar uma relação mais íntima com uma associação que ajudou a criar”, disse, destacando os seus “valores, moldados pela sã consciência e pelo sentido ético que o definem como cidadão impoluto, competente, assumindo o seu estatuto com modéstia, ou seja, com a inteligência que lhe é própria”.
Filomena Rodrigues, diretora da ETEO, disse que Sá Lopes é já um “exemplo nas Caldas” que deixará “sementes no futuro”. Recordou que “na escola, quando as coisas estão mais desafinadas, promove sempre “consensos”, porque é um “homem de bem”.
O vereador Alberto Pereira também destacou as suas qualidades humanas e o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, declarou que a escolha de Sá Lopes como profissional do ano “foi uma das mais felizes”, dado o seu “contributo ao longo da sua vida para a dignificação da educação e do ensino nas Caldas da Rainha”.
Um professor tem que ser bem educado
Além de diretor da ETEO há 25 anos, Sá Lopes foi também professor da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro durante 31 anos – estabelecimento onde desempenhou o cargo de presidente do Conselho Diretivo por duas décadas.
Após as eleições autárquicas de 1985, integrou o executivo da Câmara Municipal das Caldas na qualidade de vereador do pelouro da educação, cargo que cumpriu durante dois mandatos.
Na sua intervenção, Sá Lopes referiu que diz muitas vezes que há uma condição necessária para ser educador, que é “ser bem educado”.
O distinguido confessou que foram os seus pais que lhe deram uma orientação muito voltada para “o respeito pelos outros, colocando as normas dos bons costumes e do melhor modo de viver e conviver” que são “infinitas e direi que se está sempre a aprender”.
Recordou que quando foi professor dos cursos industriais de eletricidade e mecânica e de matemática de turmas de formação feminina, os alunos perceberam que “gostava do que estava a fazer, que tinha boa formação e falava com facilidade a linguagem deles”. “Sempre me preocupei em ir além dos conteúdos formais e tentei ser justo, responsável, inovador e como tenho um temperamento contido, facilmente fui aceite na escola”, adiantou o homenageado.
O nascimento da ETEO deu-lhe imenso “prazer” e sentiu que cresceu “num clima ajustado” à sua maneira de ser. Continua a pensar que é possível ter um ambiente confortável na escola, aliando “a liberdade à responsabilidade”.
Segundo Sá Lopes, os professores hoje têm muito mais trabalho que ele teve. “Fui professor no tempo em que ir para estar na escola era um privilégio e de sucesso garantido a quem acabasse um curso. Hoje estudar é uma obrigação e cada educador tem que se preparar muito mais que os da geração anterior”, apontou. Tem a maior admiração pelos atuais professores e restantes trabalhadores das escolas, que “muito devem ser respeitados pela tarefa bem dura que têm que enfrentar”.
Este dia também ficou marcado pela admissão de um novo membro do Rotary Club das Caldas da Rainha. Esmeralda Maurício, solicitadora, recebeu do presidente, Rui Rodrigues, o emblema que simboliza a sua entrada no movimento rotário.
Poema dedicado a Luís Sá Lopes, escrito por Manuela Silva e Filomena Maia, da ETEO
Viva o Dr. Sá Lopes
Que hoje homenageamos
É uma prova evidente
De quanto o admiramos
De Viana para as Caldas
Também passou por Timor
E em todos estes locais
Deixa marca de valor
Foi na Bordalo Pinheiro
Admirável diretor
Também exerceu na Câmara
Funções de vereador
Atualmente é diretor
Na escola empresarial
Figura muito estimada
P’la comunidade em geral
É pessoa muito afável
Com mérito profissional
Todos nós gostamos dele
Na escola empresarial
Fazendo jus aos rotários
Com o seu lema profundo
O dr. Sá Lopes é
Um presente para o mundo