Select Page

Quadro de Josefa d’Óbidos em leilão em Nova Iorque

Segundo o catálogo da leiloeira, esta pintura, sobre cobre, pertence ao período de maior maturidade da pintora com ligações a Óbidos, destacando o detalhe dos pormenores e a atenção em particular que a artista, nascida em Sevilha e que chegou a Portugal em 1634, dá aos tecidos das roupas das figuras representadas.
A obra, que segundo a Sotheby’s poderá ser vendida entre os 200 e os 300 mil dólares, faz parte de um leilão dedicado à pintura antiga europeia.
Josefa de Ayala Figueira, conhecida como Josefa de Óbidos, nasceu em 1630. Filha de Baltazar Gomes Figueira, pintor português natural de Óbidos, viveu quase sempre na Quinta da Capeleira, em Óbidos. A reputação que granjeou era de tal ordem que muitos dos que vinham tomar banhos às Caldas da Rainha, se desviavam de seu caminho, para irem a Óbidos cumprimentá-la.
Manifestou desde cedo vocação para a pintura e para a gravura em metal. Trabalhos seus estão espalhados pelo país e pelo mundo.

Pontos de Interesse

Prémios ‘SOS Azulejo’ 2015

A Camara Municipal de Lisboa foi distinguida com o Prémio ‘SOS Azulejo’ 2015, na categoria de Boas Práticas, pela intervenção de salvaguarda do património azulejar do Miradouro de Santa Luzia, realizada em 2015, por iniciativa da Unidade de Intervenção Territorial...

More Ginásio Clube Português in 2017

Acompanhado pelo Vereador do Desporto Jorge Máximo, Fernando Medina visitou a 20 de dezembro as obras que decorrem no Ginásio Clube Português e que melhoram substancialmente as condições e a capacidade daquele emblemático clube da capital. Das novas valências fazem...