O Parque Tecnológico de Óbidos foi convidado para integrar duas redes europeias no âmbito do programa Erasmus + . Uma das redes é coordenada pela European Schoolnet, tendo como parceiros, o Ministério de Educação de Portugal, o Ministério da Educação de Malta e o CSR Europe – The Business Network for Corporate Social Responsibility (Bélgica).
A candidatura submetida hoje, 31 de março, em Bruxelas, pretende que a rede colabore no desenvolvimento de projectos nas áreas STEM [science (ciência), technology (tecnologia), engineering (engenharia), mathematics (matemática)]. Em Óbidos, o Parque Tecnológico colaborará no projecto SYSTEMIC, através da promoção de ações na escola que tornem as áreas científicas e tecnológicas mais atrativas para os jovens.
A segunda candidatura está relacionada com a área da robótica e programação e é constituída por sete organizações, maioritariamente escolas de Portugal, Polónia, Itália e Turquia. O projecto “Robotics over Internet Protocol” prevê ações para alunos e professores em diversas aplicações/sistemas (NAO robots, Ethernut, Arduino, iOS, Bot’nRoll, CoSpace, Android e Windows). Em Óbidos estão previstas ações para alunos e professores, com o apoio técnico da escola de robótica de Génova (Itália).
Estas candidaturas europeias vêm reforçar o trabalho desenvolvido pelo Parque Tecnológico junto das escolas de Óbidos, em conjunto com outros projectos como o MyMachine e o deCode – academia de programação.