Select Page

Lisbon airport is renamed, Humberto Delgado

O Aeroporto de Lisboa (até agora conhecido por Aeroporto da Portela) foi rebatizado com o nome de Humberto Delgado – o homem nascido há 110 anos, responsável pela criação deste aeroporto e da aeronáutica comercial em Portugal com a fundação da TAP, e candidato presidencial opositor do regime de Salazar em 1958, o que lhe valeu o popular cognome de “General Sem Medo” e o assassinato às mãos da PIDE, em 1965.

A cerimónia de descerramento da nova designação oficial do aeroporto lisboeta, que teve lugar no dia 15 de maio, contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro ministro, António Costa, do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, dos presidentes das Câmaras Municipais de Lisboa e Loures, Fernando Medina e Bernardino Soares, da presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Helena Roseta, do vice presidente e dos vereadores da autarquia lisboeta, respetivamente, Duarte Cordeiro, Paula Marques e Jorge Máximo, autoridades militares (com destaque natural para a representação da Força Aérea), dirigentes da ANA – Aeroportos de Portugal e de familiares de Humberto Delgado, incluindo o filho Humberto Rosa Delgado, netos e bisnetos.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, neste dia em que se assinalam os 110 anos do nascimento de Humberto Delgado, recordou que o processo de atribuição deste nome ao Aeroporto de Lisboa foi desencadeado em 2015, na passagem dos 50 anos sobre o assassinato do “General Sem Medo”, quando a CML, então presidida por António Costa, aprovou uma moção pedindo ao Governo a oficialização da nova designação proposta. Para o autarca, este é “um ato de justiça histórica”, dado o “papel central” que Humberto Delgado teve no desenvolvimento da aviação comercial em Portugal e na resistência à ditadura, com uma memorável campanha à Presidência da República que “marcou gerações”. Mas trata-se também de “um ato de construção do futuro” pois, segundo Fernando Medina, “os que passem por esta principal porta de entrada e saída do país vão ficar a conhecer melhor a nossa história”.

Depois do comandante aviador Humberto Rosa Delgado, filho do homenageado, agradecer, em nome da família, a atribuição do nome de seu pai ao aeroporto que “é o símbolo máximo da aviação portuguesa”, o primeiro ministro, António Costa, declarou que “cumprimos um ato de justiça histórica ao mesmo tempo que olhamos o futuro”, pois “voar é a vontade de liberdade e Delgado foi o Ícaro português do século XX”. Após elogiar Humberto Delgado como “pai da aviação comercial em Portugal” e a “capacidade mobilizadora da sua ação política”, pela qual “perdeu a vida mas salvou a honra”, o primeiro ministro destacou o “alto valor pedagógico para as novas gerações” desta iniciativa, para que saibam que “a liberdade de hoje parece natural mas foi-nos longamente negada e por ela muitos combateram e morreram”, para que “o país democrático de hoje seja o da abertura ao mundo”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que “só por si” valeria esta “homenagem ao pioneiro da nossa aviação e responsável por este aeroporto”; mas, para o Chefe de Estado, esta é também a homenagem ao que de “mais fascinante” se encontra em Humberto delgado: “o seu dramático percurso, a personalidade fulgurantemente indomável” de um “visionário de uma liberdade absoluta”, que “seduzia pelo desprendimento que lhe advinha da independência e da coragem”. Daí que tenha conseguido congregar em seu torno todas as correntes políticas de oposição à ditadura, sendo “simbólico que seja um governo talvez o mais à esquerda dos últimos anos e um presidente de centro direita a dar a chancela a esta homenagem”, uma vez que “é justo que a democracia lhe agradeça”. 

 

Conheça a biografia de Humberto Delgado

Pontos de Interesse

Praça da Figueira – Heart Square

Rastreios cardiovasculares, alimentação saudável, muita atividade física, jogos e brincadeiras, foram um conjunto de iniciativas que decorreram no dia 17 de maio na Praça da Figueira para alertar para os problemas do coração. No âmbito das comemorações do mês de maio...

Selo Saudável – mobile app

João Afonso, vereador dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, participou em 26 de julho na apresentação de uma app para o projeto , que disponibiliza a partir de agora um conjunto de informação sobre a Dieta Mediterrânica e receitas, permitindo ainda a...