Select Page

Manuel Alegre vai ser condecorado

Manuel Alegre vai ser condecorado Alegre com a Grã-Cruz da Ordem de Sant’Iago de Espada, destinada a distinguir o mérito literário, científico e artístico, pelo Presidente da República.

Foi o próprio Marcelo Rebelo de Sousa a anunciar a atribuição da distinção após ter entregado ao escritor o prémio de consagração de carreira da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

Para Marcelo Rebelo de Sousa, Manuel Alegre “é uma voz de liberdade e uma voz de consciência nacional”, afirmando ser “um ato de justiça” a condecoração com a Grã-Cruz da Ordem de Sant’Iago de Espada. “Portugal também foi grande e é grande porque Manuel Alegre é português”, referiu o Presidente da República na cerimónia da SPA.

A Grã-Cruz é o segundo mais alto grau da Ordem Militar Sant’Iago da Espada, apenas abaixo do grande colar da Ordem, concedido a chefes de Estado estrangeiros ou a antigos Presidentes da República.

Marcelo Rebelo de Sousa teceu rasgados elogios a Manuel Alegre, que considera ser “uma voz independente, indomável, rebelde, insuscetível de integração em categorias ou classes (…) É verdadeiramente único e singular”. O Presidente da República considerou ainda que Manuel Alegre tem “o sentido de Estado que muitas vezes vai sendo raro”.

Pontos de Interesse

“Águeda terá um papel relevante na indústria do futuro”

“Há muitos anos que Águeda é conhecida por ser uma das capitais da indústria portuguesa, testemunhei hoje que Águeda terá um papel relevante na indústria do futuro”. Quem o disse foi João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria, durante a inauguração do espaço...

Festival i lotado

A oitava edição do Festival i, a grande festa das artes de palco em família, decorreu no fim-de-semana em Águeda, promovido pela d’Orfeu. Animou durante três dias a cidade com 17 propostas provenientes de Portugal e Espanha Com sete palcos distintos distribuídos pela...