Select Page

Dia da Solidariedade das Cidades Património Mundial celebra-se hoje

O “Dia da Solidariedade das Cidades Património Mundial” celebra-se hoje, dia 8 de setembro, e assinala o aniversário da criação da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM), a 8 de setembro de 1993 na cidade de Fez, em Marrocos.

Esta data evoca, igualmente, a relação de solidariedade existente entre as cidades Património Mundial, através desta organização. A OCPM nasceu da ideia de juntar todas as cidades, com núcleos habitacionais declarados Património da Humanidade, num organismo composto e dirigido por essas mesmas cidades. Este organismo tem como objetivo reunir esforços em prol do interesse das suas cidades membro, que podem traduzir-se genericamente na defesa e preservação do Património da Humanidade. A cidade de Elvas é membro desta associação desde 2013, após a inscrição da “Cidade-Quartel fronteiriça de Elvas e suas fortificações” na Lista do Património Mundial da UNESCO a 30 de junho de 2012.

A OCPM é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Québec (Canadá) e com vários secretariados regionais espalhados por todo o mundo. É composta atualmente por 250 cidades classificadas Património Mundial da UNESCO. Elvas integra a Secretaria Regional da Europa do Sul e Mediterrâneo, com sede em Córdova, que estabeleceu como tema reflexivo para este dia “A mobilidade e o Património”.

Segundo o entendimento da UNESCO, a salvaguarda das cidades históricas deve constituir uma obrigação para os Governos e para os Cidadãos dos Estados em cujos territórios se encontram; o desafio para todos é a formalização de políticas capazes de adaptar os valores históricos e culturais dos bens classificados às exigências da vida contemporânea, sem os comprometer. 

Pontos de Interesse

Parques abertos 24 horas e primeira hora gratuita

A Câmara Municipal de Elvas informa que, na sequência da recente aprovação do Regulamento de Trânsito, nos parques de estacionamento: subterrâneo, da Shell e da Praça de Armas, a partir de amanhã, sábado, 1 de julho, vai haver alterações no que respeita ao seu...