As Jornadas Europeias do Património, comemoradas a nível internacional, e às quais se associou a Câmara Municipal de Elvas, iniciam-se hoje e prolongam-se até domingo, 25 de setembro.
Em Elvas o programa contempla a exposição “Cenas da Vida Rural no Concelho de Elvas: o contributo de Silva Picão e Capela e Silva”, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, que está já patente ao público e fica em exibição até 31 de agosto de 2017.
Neste âmbito, nestes três dias, de 23 a 25 de setembro, as entradas vão ser gratuitas no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, Museu Militar do Forte de Santa Luzia e Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro.
Este ano a iniciativa decorre sob o mote “Comunidades e Culturas”, numa organização da Direção Geral do Património Cultural, enquanto coordenador nacional, e que “pretende promover a aproximação do público ao património cultural, no seu sentido mais amplo, realçando a sua importância enquanto memória e documento da história e do desenvolvimento das sociedades e também o seu papel para a construção do futuro”.
O programa, a nível nacional, está disponível num portal Portal, que inclui um mapa da Europa, onde estão visíveis todas as iniciativas das entidades que carregaram as suas atividades, e disponível em http://www.europeanheritagedays.com/
As jornadas são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património.