Select Page

Estabelecimentos que lidem com resíduos devem inscrever-se no SIRER

A Comissão de Coordenação da Região Alentejo (CCDRA) vem sensibilizar, no âmbito do Regime Geral de Gestão de Resíduos em vigor, para o facto de ser obrigatória a inscrição no Sistema Integrado de Registo Eletrónico de Resíduos (SIRER) dos estabelecimentos que lidem com resíduos.
 
Assim sendo, é obrigatória a inscrição e registo de dados no SIRER (gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente), para pessoas singulares ou coletivas responsáveis por estabelecimentos que empreguem mais de 10 trabalhadores e que produzam resíduos não urbanos; pessoas singulares ou coletivas responsáveis por estabelecimentos que produzam resíduos perigosos, como tal designados na Lista Europeia de Resíduos constante da Portaria n.° 209/2004, de 3 de março.

É também obrigatório para pessoas singulares ou coletivas que procedam ao tratamento de resíduos a título profissional; pessoas singulares ou coletivas que procedam à recolha ou ao transporte de resíduos a titulo profissional; entidades responsáveis pelos sistemas de gestão de resíduos urbanos; as entidades responsáveis pela gestão de sistemas individuais ou integrados de fluxos específicos de resíduos; os operadores que atuam no mercado de resíduos, designadamente, como corretores ou comerciantes; e os produtores de produtos sujeitos à obrigação de registo nos termos da legislação relativa a fluxos específicos.

Neste âmbito, recorda esta entidade, a “falta desta inscrição constitui uma contraordenação ambiental grave, prevista nos termos do artigo 67°, n.° 2, alínea r), do mencionado decreto-lei e punida pelo artigo n.° 22°, n.° 3, da Lei n.° 50/2006, de 29 de agosto, na redação atualizada da Lei n.° 114/2015, de 28 de agosto.
É exemplo deste tipo de estabelecimentos, as oficinas de reparação automóvel, entre outros, devendo assim proceder à inscrição e registo de dados estes estabelecimentos.
Pontos de Interesse

Município aprovou conjunto de eventos para 2023

A Câmara Municipal de Elvas aprovou em sessão do executivo, realizada a 22 de fevereiro, um conjunto de eventos que já fazem parte da programação cultural do concelho. Assim, foi aprovado, por unanimidade, a realização do XV Festival Medieval de Elvas, entre os dias 6...

Assembleia Municipal: pontos aprovados por unanimidade

A Assembleia Municipal de Elvas teve uma sessão extraordinária no dia 28 de julho, em que a ordem de trabalhos contemplou os dois pontos seguintes: 1.- Pedido de reconhecimento de Interesse Público Municipal, Central Fotovoltaica de Elvas I e II (19 megawatts). Este...

27º Festival Internacional arranca esta sexta-feira 4

A 27ª edição do Festival Internacional de Folclore, em Elvas, tem início esta sexta-feira 4, na Praça da República, com a atuação do grupo anfitrião, o Rancho Folclórico de Elvas, seguindo-se no palco o “Bosiljak”, da Croácia, partir das nove e meia da noite...