Select Page

Stabat Mater estreou na Sé de Elvas com casa cheia

A igreja da Sé encheu, na noite de sexta-feira 28, para assistir ao concerto de musica sacra, em que foi feita a estreia nacional da obra “Stabat Mater”, do maestro e compositor Vasco Pereira.

A obra composta para soprano, mezzo-soprano e quinteto de cordas – dois violinos, duas violas e um violoncelo – , contou com a presença de Rita Moldão (soprano), Cátia Moreno (mezzo-soprano), Sara Alvarez, Beatriz Caballero (violinos), Teresa Gonzalez, Rosa Escobar (violas) e Teresa Garcia (violoncelo), sobre o Hino escrito em Latim no século XIII atribuído ao franciscano Jacopone da Todi ou ao papa Inocêncio III em honra a Santa Maria.

O público presente mostrou-se muito agradado com o concerto, cuja obra se divide em vinte versículos, tantos como os versículos do hino medieval Stabat Mater, musicalmente estão escritos quase todos com a forma de ária ou canção com refrão com prelúdio e coda instrumental.

Segue este Stabat Mater a filosofia e a maneira de entender a música de câmara por parte do compositor: duas obras numa só, isto é, uma obra para a voz ou vozes e outra para o quinteto de cordas.
 
Pontos de Interesse

Campanha de vacinação antirrábica inicia dia 2

A campanha anual de vacinação Antirrábica e Identificação Microchip Eletrónica promovida pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), em parceria com a Câmara Municipal de Elvas, arranca no próximo dia 2 de novembro e prolonga-se até 8 de novembro. À...

Homenagem aos Combatentes decorreu em Vila Boim

Uma cerimónia de homenagem aos Combatentes reuniu, este sábado 22, cerca de uma centena de pessoas em Vila Boim, Pavilhão Multiusos, numa iniciativa que pretendia lembrar os mortos em combate. A iniciativa estava inserida no sétimo aniversário do monumento...