Select Page

Faustin Linyekula receives Lisboa City Council Cultural Merit Medal

A vereadora da Cultura da CML, Catarina Vaz Pinto, entregou ao bailarino e coreógrafo Faustin Linyekula – Artista na Cidade 2016, a Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, numa cerimónia que decorreu no auditório da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, em 19 de novembro, e que contou com a presença de António Gomes de Pinho, presidente do conselho de administração da Fundação.

Na presença de amigos e familiares do homenageado, após a transmissão de um vídeo de apresentação sobre o trabalho desenvolvido pelo artista ao longo do ano, a vereadora agradeceu a Faustin Linyekula o seu contributo para a preservação dos valores do mundo livre, um exemplo de contemporaneidade que veio enriquecer o rico património de Lisboa.
Na sua intervenção, António Gomes de Pinho afirmou que esta esta iniciativa, e a parceria da Fundação com a autarquia, é também o reconhecimento do trabalho de Vieira da Silva em Paris, que sempre primou em acolher os artistas, reconhecendo seu mérito. Artista na Cidade é um projeto com sucesso que faz de Lisboa cada vez mais uma capital da liberdade e da cultura.

Por seu lado, Faustin Linyekula, agradecendo a todos quantos contribuiram para esta iniciativa, considerou que viveu “um ano incrível”, que abriu um espaço de reflexão sobre questões comuns a pessoas de várias cidades, não só da Europa mas também de outros continentes.

Bienal Artista na Cidade

A bienal Artista na Cidade tem por objetivo central dar a conhecer à cidade, em extensão e em profundidade, o trabalho de artistas de reconhecido impacto internacional. A presença alargada destes artistas em Lisboa e o trabalho cruzado entre instituições culturais de diferente dimensão, para lá de representarem um forte enriquecimento da oferta cultural, estimulam o diálogo entre práticas e linguagens artísticas. Assim, o convite lançado pela Câmara Municipal de Lisboa a Faustin Linyekula reconheceu, por um lado, a pertinência do trabalho desenvolvido por Linyekula e, por outro, abriu espaço para este bailarino, coreógrafo e encenador apresentar espetáculos em várias salas e espaços da cidade e desenvolver novos projetos com os seus artistas, estudantes e habitantes, designadamente as comunidades imigrantes residentes com quem partilhou a sua história pessoal e a do seu país ao longo de todo o ano.

Pontos de Interesse

Olisipíadas, 14 e 15 de maio

Perto de mil crianças e jovens participaram nos últimos jogos das fases locais das Olisipíadas, no fim-de-semana de 14 e 15 de maio. No sábado de manhã, os jogos de Andebol na escola Sarah Afonso, nos Olivais, contaram com 113...

400 finalists in the water

Cerca de 400 crianças participaram na Festa dos Finalistas do Bloco de Natação, no âmbito do Programa de Apoio à Educação Física Curricular das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (PAEFC) de Lisboa....