
No âmbito da Semana Europeia das Regiões e Cidades do Comité das Regiões, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) e a Junta da Extremadura organizaram uma jornada de trabalho hoje, dia 30 de novembro, no Centro de Negócios Transfronteiriço, em Elvas.
A sessão de abertura contou com a presença de Helena Maria de Oliveira Freitas, coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior; presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha; presidente da CCDR Alentejo, Roberto Grilo, e o presidente da Junta de Extremadura, Guillermo Fernández Vara.
Logística, transportes e comunicações: para um novo cenário no sudoeste ibérico e europeu é o título das jornadas que têm como objetivo dar a conhecer a repercussão das políticas europeias no âmbito regional e difundir boas práticas e conhecimentos especializados em matéria de desenvolvimento regional.
Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, começou a sua intervenção a “Agradecer à CCDR por te escolhido Elvas para realizar esta jornada”. E acrescentou, “enquanto presidente gostava de ver as obras concretizadas, já falámos muito sobre o assunto. Os nossos territórios precisam ver os projetos realizados. Do lado espanhol a plataforma é uma realidade no lado português nem tanto”.
“O desenvolvimento regional é o tema destas jornadas. Espero que estas jornadas sejam o início da ação, desde 2000 que discutimos e estudamos este tema”. Explicou o presidente da CCDR de Alentejo, Roberto Grilo. Afirmando que “espero que a obra de Elvas-Caia tenha inicio a obra do troço em 2017 e que possam dar continuidade. Alentejo é um local estratégico geográfico que liga Lisboa, Algarve, Espanha e a Europa.” Terminou a sua intervenção com as seguintes palavras “ apesar de estarmos na periferia podemos contribuir para o desenvolvimento Europeu. Para nos ligar ao centro da Europa é preciso a realização deste eixo.”
Para Helena Maria de Oliveira Freitas, que veio representar o Ministro Adjunto do Governo, “a cooperação transfronteiriça é importante para a definição estratégica nacional para os próximos anos. É tempo de fazer construir e apostar nestas infraestruturas que é o que todos desejamos”.
“Esta é uma missão para a valorização do interior. Temos que nos unir sem complexos e temos que juntar as forças. O que nos separou antigamente já não nos separa, agora temos que deixar um futuro melhor para os nossos filhos”, referiu Guillermo Fernández Vara, presidente da Junta de Extremadura.
Após a sessão de abertura seguiram-se duas mesas redondas para debaterem dois temas: “transportes, logística e inovação e o outro tema de debate foi “as comunicações como fator chave para o desenvolvimento do território”.
Na base das jornadas esteve a necessidade de melhorar as comunicações ferroviárias entre Portugal e Espanha para acelera a construção do Corredor atlântico da Rede transeuropeia de transportes que permitirá unir o sudoeste europeu ao resto do continente, ligando os principais portos do sul de Portugal com o resto da Península através do Alentejo e da Extremadura.
Recent Comments