Apresentada por Jorge Gabriel, a cerimónia arrancou com um desfile das coletividades que colaboram com a Câmara Municipal de Gondomar na organização dos eventos da CED, antecedendo uma coreografia da responsabilidade de Paulo Magalhães que envolveu uma dezena de bailarinos profissionais e centenas de atletas do Concelho.
O espetáculo – inspirado nos quatro elementos da Natureza, Terra, Ar, Água e Fogo – destacou as riquezas do Município e das suas gentes e estabeleceu permanentemente um paralelismo com algumas das modalidades desportivas praticadas em Gondomar.
Num discurso após a passagem de testemunho da Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Cidade Europeia do Desporto de 2016, para o seu homólogo anfitrião, Marco Martins destacou que a atribuição da CED a Gondomar foi alcançada “porque tivemos ambição e porque merecemos”, e estabeleceu um “novo desafio”: “Lutar para Gondomar ser, entre todas as cidades europeias, a melhor Cidade Europeia do Desporto de 2017 e não apenas mais uma”.
Destaque, ainda, para as intervenções de Gian Francesco Lupatelli, Presidente da ACES Europe, e de João Paulo rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto.
A noite terminou em festa com um concerto dos HMB.