Até 24 de março a Linha de Investigação “Estudos de Museus” do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-NOVA) apela à participação no âmbito do projecto Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa.
Os interessados deverão enviar um resumo de cada uma das entradas biográficas propostas (máx. de 250 palavras), num ficheiro WORD, em português, acompanhado de uma breve nota curricular (máx. de 150 palavras).
As propostas serão avaliadas e a sua aceitação notificada aos autores até 15 de maio de 2017.
Enviar por e-mail para: quemequem.iha.must@gmail.com Para mais informações, contactar Joana d’Oliva Monteiro: quemequem.iha.must@gmail.com
Quem é Quem na Museologia Portuguesa corresponde a um desafio lançado pela Linha de Investigação “Estudos de Museus” do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-NOVA).
Responder a esse repto envolve a criação de um dicionário de museólogos portugueses, balizado entre o século XVIII e os anos 60 do século XX que, numa primeira fase, terá edição digital.
Esta iniciativa visa ampliar e sistematizar o conhecimento sobre as personalidades ligadas à museologia portuguesa, em áreas tão diversas como a arte, a ciência, a antropologia ou a arqueologia, tendo em consideração os contextos históricos que as envolveram.
Todas as entradas do Dicionário terão a forma de biografia, segundo formato e normalização precisos.
Para além dos objectivos enunciados, decorrem ainda desta iniciativa:
– disponibilizar online e em acesso aberto os resultados de pesquisa e investigação recentes afectas à história dos museus e à museologia em Portugal;
– contrariar a tendência de dispersão de conteúdos que caracteriza o panorama investigativo, facilitando o acesso aos mesmos;
– constituir um corpus de conhecimento sobre o pensamento museológico e a história da museologia em Portugal.
Apela-se, para tal, à participação de um leque de investigadores que se pretende o mais alargado possível.
As diferentes fases de desenvolvimento do projecto serão progressivamente dadas a conhecer on-line a partir do final do mês de Julho de 2017, através do site do Instituto de História da Arte da FCSH-NOVA.
COORDENAÇÃO
Raquel Henriques da Silva (IHA-FCSH/NOVA)
Emília Ferreira (IHA-FCSH/NOVA)
Joana d’Oliva Monteiro (IHA-FCSH/NOVA)
COMISSÃO CIENTÍFICA
Raquel Henriques da Silva (IHA-FCSH/NOVA)
Lúcia Almeida Matos (FBAUP; IHA-FCSH/NOVA)
Clara Frayão Camacho (DGPC-MC; IHA-FCSH/NOVA)
Emília Ferreira (IHA-FCSH/NOVA)
Joana d’Oliva Monteiro (IHA-FCSH/NOVA)
Paulo Oliveira Ramos (Universidade Aberta; IHA-FCSH/NOVA)
Sandra Leandro (Universidade de Évora; IHA-FCSH/NOVA)
COMISSÃO EXECUTIVA
Emília Ferreira (IHA-FCSH/NOVA)
Joana d’Oliva Monteiro (IHA-FCSH/NOVA)
Ana Paula Louro (IHA-FCSH/NOVA)