Select Page

Obrigatoriedade de abate de pinheiros e outras resinosas para evitar propagação de doença

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), tendo em conta a possibilidade da propagação da doença provocada pelo nemátodo-da-madeira-do-pinheiro, que coloca em risco a floresta de pinho nacional, informa os cidadãos e instituições sobre a obrigatoriedade de abate e remoção de exemplares de pinheiro e outras resinosas para evitar a doença.

Assim sendo, o ICNF relembra que “só a remoção dos exemplares que apresentem copa seca ou a secar (total ou parcialmente), agulhas descoloradas e dos que estejam tombados e tenham sido afetados por tempestades ou incêndios (queimados ou parcialmente queimados) e, bem assim, a eliminação ou entrega em destino autorizado do material lenhoso e sobrantes, evitam a dispersão da doença”.

O procedimento é obrigatório, e na área das freguesias de Elvas é prioritário, sendo importante a “manutenção de uma faixa de cerca de 20 quilómetros adjacente à fronteira terrestre com Espanha, designada de Zona Tampão” por forma a evitar e a minimizar a possibilidade de dispersão da doença para outros Estados-Membros.

Recorde-se que o incumprimento ou deficiente cumprimento das ações referidas está sujeito à aplicação de coimas (até 44.000,00 €) e sanções acessórias.
Pontos de Interesse

Casa da Cultura mostra desenhos com tinta sobre flores

Dezenas de trabalhos, no âmbito da exposição “A plasticidade das flores que não são de plástico mas são plásticas”, da artista plástica Ana Branca, vão poder ser apreciados na Casa da Cultura de Elvas, a partir deste sábado 17.A mostra vai ser...