![](http://www.porto.pt/assets/misc/img/noticias/AMBIENT/2017/Visita%20Parque%20Oriental/%23mno_visita_parque_oriental_01.jpg)
O ParqueOriental do Porto é já hoje uma realidade de que desfrutam milhares de pessoas,mas o processo de despoluição do rio Tinto, atualmente em curso através de umaparceria entre as duas Câmaras Municipais, vai permitir a sua expansãobrevemente. Rui Moreira visitou ontem o parque.
A notíciafaz parte da última edição do jornal Porto. e diz que está dado mais umimportante e decisivo passo para a devolução da massa de água despoluída ao rioTinto, que atravessa o Parque Oriental, na freguesia de Campanhã.
Nasequência do projeto conjunto que a Câmara do Porto iniciou em 2015 com aCâmara de Gondomar, vão avançar já no primeiro semestre deste ano as obras paraa construção do exutor que ligará a ETAR de Rio Tinto, em Gondomar, à estruturacongénere do Freixo, no Porto, numa intervenção financiada pelo programaPOSEUR.
Após a conclusão dos trabalhos, o Parque Oriental será desenvolvido eampliado, passando a ter o dobro da dimensão que tem hoje e constituindo-secomo um importante equipamento para a qualidade de vida na zona oriental dacidade, podendo a sua área chegar aos 20 hectares. Da parte do Município doPorto, a obra estará a cargo da empresa municipal Águas do Porto.