Select Page

Fanstasporto premeia “ReAlive” e cresce mais de 30 por cento em público

Ofilme `ReAlive’ foi o vencedor da Secção Oficial do Festival de Cinema Fantásticodo Porto, recebendo ainda o prémio de melhor argumento nesta secção.

Escritoe realizado por Mateo Gil, o filme conta a história de um homem diagnosticadocom uma doença, a quem é dado um ano para viver, levando a que decida congelaro seu corpo durante 60 anos, quando já haverá uma solução para o mal que oafeta. ComTom Hughes no papel principal, “ReAlive” conta com interpretações de atrizescomo Charlotte Le Bon e Oona Chaplin.

Oprémio especial do júri do Fantasporto foi para a coprodução franco-filipina”Saving Sally”, do filipino Avid Liongoren. Ainda no CinemaFantástico, o brasileiro “A Repartição do Tempo”, de SantiagoDellape, recebeu uma menção especial e “The Darkest Dawn”, de DrewCasson, mereceu os melhores efeitos visuais, enquanto Liam Gavin venceu oprémio de melhor realizador por “A Dark Song”, filme cujaprotagonista, Catherine Walker, recebeu a distinção de melhor atriz.

Nocampo masculino, Frederick Koehler foi premiado como melhor ator, pela suaprestação em “The Evil Within”.

Jána Semana dos Realizadores, o grande premiado foi o filipino “PamilyaOrdinaryo” (“Gente Comum”), de Eduardo W. Roy Jr., que tambémrecebeu o prémio de melhor atriz para Hasmine Kilip.

Oegípcio “Sins of the Flesh” ganhou o prémio especial do júri nestasecção, que viu a sua protagonista, Nahed El Sebaï, vencer, ‘ex-aequo’ comKilip, o prémio de melhor atriz. Aindana mesma secção, a melhor realização foi para Jee-woon Kim, por “A Idadedas Sombras”, enquanto o melhor argumento foi para o húngaro “TheCitizen”.

 

“TheNet”, do sul-coreano Kim Ki-Duk, premiado pela última vez em 2013 com”Pietá”, venceu os prémios da secção Orient Express e de melhor atorpara Park Ji-Il na Semana dos Realizadores. NaOrient Express, o prémio especial do júri foi atribuído ao filme do Laos”Dearest Sister”, de Mattie Do.

Oprémio do cinema português foi para “Um Refúgio Azul”, de JoãoLourenço, tendo o Instituto Politécnico do Porto vencido o concurso entreescolas e o filme “Schlboski”, de Tomás Andrade e Sousa, aluno daETIC de Lisboa, a menção especial de criatividade.

Maisde 25 mil pessoas, um crescimento de 30 por cento face ao ano passado, marcarampresença na 37.ª edição do Fantasporto, que contou com 132 películas emantestreia e 33 países representados na seleção oficial. O festival contouainda com 240 convidados internacionais.

Pontos de Interesse

A primeira Primavera foi para os mais pequenos

Adiado devido ao mau tempo, o Mini NOS Primavera Sound aconteceu este domingo no Parque da Cidade. A tarde foi de festa para os mais pequenos, a quatro dias do início do festival. Além da animação, da música e da natureza, que se cruzaram com os mais pequenos e de...