
O Ciclo Liberdades, uma parceria entre a Óbidos Vila Literária e a editora Tinta-da-China, vai continuar com a presença de Dulce Maria Cardoso, no próximo dia 18 de março, às 16 horas, na Livraria da Adega, com entrada livre.
Recorde-se que Luaty Beirão foi o primeiro escritor a falar sobre a temática da Liberdade de Expressão, seguindo-se, no dia 11 de janeiro, Ricardo Araújo Pereira, que encheu o auditório municipal da Casa da Música.
«A escritora Dulce Maria Cardoso nasceu em Fonte Longa, Carrazeda de Ansiães, Trás-os-Montes, em 1964, e aos seis meses de idade foi para Luanda, de onde regressou depois da descolonização e com o início da guerra civil em Angola.
Formou-se em Direito e foi advogada. O seu primeiro romance, Campo de sangue (2001), foi escrito na sequência de uma bolsa de criação literária do Ministério da Cultura português e recebeu o Grande Prémio Acontece. Depois seguiram-se os romances Os meus sentimentos (2005), Prémio da União Europeia para a Literatura, e O chão dos pardais (2009), Prémio Pen Club, a antologia de contos Até nós (2008) e O Retorno (2011).
A sua obra foi editada em vários países, é estudada em diversas universidades e estão em curso propostas de adaptação cinematográfica de alguns dos seus contos e romances. Em Portugal, os seus primeiros romances saíram pela Edições Asa, tendo O Retorno sido publicado pela Tinta da China. No Brasil, a Companhia das Letras publicou Campo de sangue em 2005 e a Tinta da China O Retorno em 2011. [Fonte Wikipédia]
Recent Comments