Select Page

Novo serviço de visualização (WMS) dos dados geográficos do Atlas do Património Classificado e em Vias de Classificação

A DGPC, no âmbito da Diretiva INSPIRE, disponibilizou no seu site um novo serviço de visualização (WMS) dos dados geográficos do Atlas do património classificado e em vias de classificação.

A Diretiva INSPIRE, transposta no Decreto-Lei 180/2009, de 7 de agosto, estabelece a criação a Infraestrutura Europeia de Informação Geográfica, promovendo a disponibilização e harmonização da informação de natureza espacial dos Estados-Membros.

A DGPC, enquanto entidade estatal responsável pelo desenvolvimento, gestão e manutenção dos sistemas de informação das bases de dados georreferenciadas do património cultural, harmonizou os dados geográficos do ATLAS do património classificado e em vias de classificação, segundo o Anexo I do Tema 9 – Sítios Protegidos.

À semelhança do ATLAS da DGPC esta informação encontra-se estruturada em quatro camadas: Património classificado e em vias de classificação; Zonas Gerais de Proteção; Zonas Especiais de Proteção e Restrições. 
Para mais detalhes, consulte a página da DGPC sobre Pesquisa Georreferenciada 
 

Pontos de Interesse

Emissão de selos “Museus Centenários”

Os CTT apresentam hoje, dia 5 de abril uma emissão filatélica sobre os museus centenários de Portugal, parte integrante de uma obra dedicada ao património museológico português, Museus Centenários de Portugal, de Cristina Cordeiro.Os treze museus desta emissão foram...