O Porto começa a ser identificado internacionalmente como uma das cidades mais favoráveis ao investimento e também das melhores para se viver em toda a Europa. A RTP 2 citou estudos que o comprovam e foi à procura de exemplos. Ricardo Valente, o vereador da Câmara do Porto, eleito pelo PSD, mas a quem Rui Moreira deu a responsabilidade da economia a meio do mandato, confirma que a cidade está neste momento no radar dos investidores internacionais.
Segundo revelou terça-feira à noite, em entrevista a JoãoFernando Ramos, no Jornal 2, só em 2016, a Câmara do Porto acompanhou 176potenciais investidores na cidade, desses 67 foram efectivamente executados e que,desses, 55% são internacionais. Ainda segundo o vereador, que é também docente naFaculdade de Economia da Universidade do Porto e na Porto Business School, em 2015 foram constituídas no Porto 1.722empresas, 139 das quais são industriais e 1.585 de serviços, valores querepresentam um crescimento de 30% relativamente a 2012.
Ricardo Valente salientou ainda que um estudo recente demonstraque o Porto já é líder nacional na criação de Startups, tendo pela primeira vezultrapassado Lisboa. Sobre novos projectos para a Invicta, o economista revelouque estão em preparação novos grandes investimentos no Porto, nomeadamente naárea industrial, o que já não acontecia há muitos anos.