
A exposição “5.º Caderno – Ensaio sobre os arquivos do Rivoli”, que inaugurou a 21 de janeiro, no dia em que se assinalaram os 85 anos doteatro, despede-se esta quinta-feira do foyer do 3º piso, com uma visita guiada às 18,30 horas.
Da autoria do designer, professor e investigador Nuno Coelho, “5.ºCaderno – Ensaio sobre os arquivos do Rivoli” resultou de um convite do Teatro Municipal do Porto para descobriros vestígios físicos que se acumularam no decurso da atividade do teatro e quepareciam irremediavelmente remetidos à obscuridade e ao silêncio.
Com “carta branca” para deambular livremente pelos interstícios do teatro, Nuno Coelho apresentou nesta exposição um cúmulo de objetos resgatados ao arquivo morto do Rivoli, entre dossiês, cartazes, programas,fotografias, papéis e cartas, mas também alguns documentos recuperados no exterior.
A par da exposição, o projeto incluiu ainda a publicação do Caderno nº 5 do Rivoli, cujo lançamento chegou a estar previsto para 2015.
Se os números anteriores, todos eles temáticos e também oferecidos gratuitamente ao público, versaram sobre as áreas da dança ou do novo circo, o “5.ºCaderno” debruça-se sobre a cenografia, contendo textos de Nuno Carinhas, Jorge Pinto, Ana Luena ou Sissa Afonso.
Mais do que um número “fora de prazo”, esta edição aproveitou para documentar a investigação e o processo que antecedeu a produção material do projeto, por exemplo, com notas e correções ou os pedidos de orçamentos a gráficas para a impressão deste volume.
Recent Comments