Select Page

Porto celebra Dia Nacional dos Centros Históricos com mais de 70 atividades ao longo de 12 horas

Para celebrar o Dia Nacional dos CentrosHistóricos, que se assinala no próximo dia 25 de março, a cidade do Porto vaipropor mais de 70 atividades, a maioria com acesso livre, pensadas paradiferentes públicos e dispersas por vários locais. A efeméride ganha em 2017 umdestaque ainda maior, uma vez que se cumprem 20 anos desde que a UNESCOclassificou o Centro Histórico do Porto como Património Cultural da Humanidade.

 

Em resposta ao convite lançado pela Câmara doPorto, mais de três dezenas de entidades da cidade associaram-se ao evento evão abrir as portas dos seus espaços para acolher as mais diversas iniciativas.Os visitantes, nacionais e estrangeiros, em grupo ou individualmente, poderãoassim conhecer ou redescobrir as singularidades do coração da Invicta, queassim não só se festeja como também se valoriza e protege.

 

O programa, que se vai estender por cerca de 12horas, resulta do contributo de uma rede de entidades, públicas e privadas,sediadas no Centro Histórico, mas também da própria Câmara do Porto e da empresamunicipal PortoLazer, que dinamizará o programa de animação de rua.

 

Ao longo deste dia, o público é convidado apercorrer espaços menos conhecidos da zona histórica, a visitar monumentos emuseus, mas também a participar em viagens teatrais e oficinas de ilustração, aexplorar instalações artísticas ou a assistir a espetáculos de música, circo eperformance.

 

Nodia em que a Câmara Municipal inaugura uma exposição de homenagem ao escritorRaúl Brandão, a Casa Museu Guerra Junqueiro acolhe, ao final da tarde, mais umasessão do ciclo Um Objeto e Seus Discursos por Semana, numa conversa em tornode um guião de cinema autografado por uma das maiores estrelas do cinemaeuropeu.

 

Este ano, e para além do extenso programa diurno,a jornada continuará pela noite dentro. Assim que o sol se puser, o projetoAlumia junta-se a esta celebração e apresenta o seu segundo roteiro de luz,convocando o público para um passeio guiado noturno que parte do Largo dosLóios e termina no Passeio das Virtudes. Apesar de gratuitas, as visitasguiadas requerem inscrição prévia para o email: alumiaservicoeducativo@gmail.com.

 

Veja aqui o programa completo do Dia Nacionaldos Centros Históricos.

 

Pontos de Interesse

Jovens lançam programa para ajudar refugiados

Ajudar os refugiados nos campos de Kara Tepe, Moria, Pikpa, and First Landing na ilha de Lesbos, na Grécia, é o intuito do programa Agasalha, lançado esta terça-feira pela Refugees Welcome Porto.O programa irá permitir, durante dois meses, entre 15 de novembro de 2017...