A companhia da coreógrafa e bailarina Maguy Marin regressa ao Porto, 24 anos depois, para apresentar “BiT” no Festival DDD – Dias da Dança.
Apresentado pela primeira vez em 2014, no Teatro Garonne, em Toulouse, onde a companhia, uma das mais importantes no domínio da dança contemporânea, está atualmente sediada, “BiT” chega agora ao Porto para a sua estreia nacional, no dia 29 de abril, às 21,30 horas, no Teatro Rivoli, integrado no programa da segunda edição do Festival DDD – Dias da Dança.
“BiT”é um espetáculo que parte do conceito de bit – termo de computador para aunidade que mede a informação -, e que propõe uma reflexão sobre as nossas responsabilidades individuais na agitação coletiva diária.
Bailarina e coreógrafa nascida em Toulouse, Maguy Marin estudou dança clássica no Conservatório de Toulouse, tendo depois frequentado o Ballet de Estrasburgo, antes de ingressar na Mudra (Bruxelas), escola multidisciplinar Maurice Béjart. Em 1978, criou com Daniel Ambash, o Ballet-Théâtre de l’Arche, que se tornaria, em 1984, a Compagnie Maguy Marin.
Jána sua segunda edição, o Festival DDD prolonga-se este ano por 17 dias, entre 29 de abril e 13 de maio, apresentando 32 espetáculos, oito dos quais em estreia nacional, em dez palcos dos três municípios que constituem a Frente Atlântica do Porto.
Mais informações sobre o Festival DDD – Dias da Dança aqui.