Select Page

DGPC no VI Encontro Ibérico de Gestores do Património Mundial

A Direção-Geral do Património Cultural participa no VI Encontro Ibérico de Gestores do Património, que este ano tem lugar em Santiago de Compostela, de 29 a 31 de março, dedicado ao tema “Impacto do turismo no Património Mundial”.
Com carácter periódico, os Encontros Ibéricos tiveram o seu início em 2004, em Lisboa, realizando-se, desde essa altura, alternadamente em Portugal e em Espanha.

Em cada edição o país que organiza e financia o Encontro (no caso de Portugal, a DGPC e a Comissão Nacional da UNESCO) aponta um tema relevante, convidando a participar os representantes de todos os sítios inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO dos países ibéricos; o objetivo é promover a troca de experiências e equacionar, conjuntamente, os problemas e as soluções que se vão colocando quer aos gestores quer às estruturas das administrações públicas responsáveis pelo respectivo acompanhamento.

O VI Encontro Ibérico orienta-se fundamentalmente para a realização de um diagnóstico do impacto da actividade turística sobre a função residencial nas cidades portuguesas e espanholas Património Mundial, e sobre os instrumentos de gestão que facilitem o necessário equilíbrio entre a actividade turística e a residencial, e a convivência entre o comércio turístico e o comércio tradicional de proximidade necessário aos habitantes; pretende ainda reflectir sobre como fazer reverter processos de esvaziamento de população residente, de terciarização e de gentrificação, através de políticas coordenadas e transversais implicando diferentes níveis de administração.

Tendo em atenção o tema participarão na apresentação de casos concretos Elvas, Guimarães, Porto, Évora, Alto Douro Vinhateiro e Angra do Heroísmo; na vertente de workshops serão tratados três temas: Cidade Histórica-Cidade Viva; Gestão de fluxos turísticos como oportunidade; e Gestão do turismo nos sítios arqueológicos e nos parques nacionais Património Mundial.

A DGPC estará representada pelo Ponto Focal para o Património Mundial/DGPC e pelos directores dos Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Jerónimos/Torre de Belém e Convento de Cristo. 

Pontos de Interesse

Municipality delivers keys to municipal houses

Ao abrigo de vários programas de habitação e desenvolvimento local em curso, foram entregues pela vereadora da Habitação, Paula Marques, 26 novas chaves de fogos municipais, numa cerimónia que decorreu no salão Nobre...

School Libraries Network debate on Digital Era

Decorreu no Auditório da Culturgest, em 12 de dezembro, mais um Encontro da RBEL – Rede de Bibliotecas Escolares de Lisboa, iniciativa que reuniu cerca de 130 participantes, na sua maioria professores bibliotecários, entre outros educadores. O...