
A consultora Bloom Consulting coloca Óbidos no Top 25 nacional do turismo no seu estudo anual Portugal City Brand, publicado no passado dia 4 de abril.
A vila medieval ocupa o 25º lugar e é a única entrada nova nesta lista liderada por Lisboa e Porto e da qual faz parte, desde o ano passado, a Nazaré (13º lugar).
O Portugal City Brand tem em conta três categorias – “visitar”, “viver” e “negócios” – e no conjunto Torres Vedras é o município melhor classificado do Oeste, com as Caldas a recuperar o segundo lugar que pertenceu à Nazaré no ano passado.
O comportamento de Óbidos naquele estudo mereceu um comentário do director-geral da Bloom Consulting, Filipe Roquete, na análise que fez na rádio Antena 1. Este destacou o trabalho “tremendo” do município nesta área e cujos resultados são espelhados “pela escolha dos turistas e por esta procura espontânea que existe”.
Este resultado é suportado pelas pesquisas dos internautas relativas ao município de Óbidos, cujo tema mais pesquisado é, precisamente, “visitar & turismo”, segundo a consultora. Na região Centro, Óbidos só é batido na categoria “visitar” – utilizada para designar o turismo – por Coimbra, Nazaré, Aveiro e Figueira da Foz, por esta ordem.
Em nota de imprensa, Humberto Marques, presidente da Câmara de Óbidos, realça que este resultado reflecte um trabalho feito “desde 2002”, aquando da primeira edição do Festival Internacional de Chocolate, evento que “é uma marca fortíssima e acabou por acrescentar valor a outros eventos”, como o Mercado Medieval ou o Óbidos Vila Natal. O projecto Óbidos Vila Literária trouxe ainda “outro tipo de turismo para o concelho”.
O autarca observa ainda o esforço do município para trazer “mais qualidade ao nosso Turismo” e apontou como exemplo a redução via PDM de 39 mil camas turísticas numa área de 2 mil hectares para 20 mil camas numa área de 4,2 mil hectares na zona do Bom Sucesso, que ocorreu em Abril de 2013.
Óbidos subiu também no ranking geral para a 55ª posição nacional e para a 15ª posição entre os 100 concelhos da região Centro.
Em plano de destaque neste estudo continua a Nazaré, que impulsionada pelo surf e pela onda gigante mantém-se bem colocada também na categoria “visitar”, no 13º lugar a nível nacional. Nazaré perdeu, no entanto, um lugar devido à subida de Faro.
O tema mais pesquisado sobre a Nazaré é, sem grande surpresa, o surf. Em termos globais, Nazaré perdeu também um lugar na região, onde surge no 9º lugar (a nível nacional é 41º).
Source: Gazeta das Caldas
Recent Comments