Hoje é o Dia Mundial da Dança, comemorado no Teatro Municipal do Porto – Rivoli com uma das grandes referências da dança contemporânea: a Companhia Maguy Marin, que regressa ao Porto ao fim de 24 anos para participar no Festival DDD – Dias da Dança.
As salas por onde passa o festival têm estado cheias e hoje, à hora do almoço, estavam praticamente esgotados os bilhetes disponíveis para os principais espetáculos.
Centrado no ritmo, “BiT” é um momento congelado no espaço-tempo para olhar e extrair a razão do movimento humano. De forma obsessiva, os bailarinos cedem à pulsação dos ritmos, que recordam danças tradicionais, entre a farândola e a dança de roda, ou rituais ancestrais, alguns deles macabros.
O espetáculo foi selecionado pela revista Tanz como coreografia do ano de 2014, “um trabalho sobre ética na dança, e sobre experimentação desses limites enquanto são vivenciados. Se a exposição, a violência, o voyeurismo e a exaustão são usados como ferramentas, não passam de metáforas paradoxais sobre as possibilidades da dança ser o encontro entre ética e utopia”, in Tanz Yearbook 2015.
Para quem tiver vontade de saber mais sobre o trabalho de Maguy Marin e da “centena de maneiras diferentes de usar a linguagem” através da dança, uma sessão de cinema, integrada no projeto Caravane do Centre National de la Danse e apresentada por Aymar Crosnier, decorre no auditório Isabel Alves Costa, às 20,00 horas.
Há ainda, no final do espetáculo, uma conversa com os intérpretes de “BiT” e Vânia Rodrigues, gestora cultural e programadora da mala voadora.
Para terminar a noite em festa, a renovada sala de visitas do Rivoli abre oficialmente portas como Ponto de Encontro do DDD, animado pela dupla de DJs D.M.A. (Disco My Ass). Chamam-lhe “Café Rivoli”.
//
SESSÃO DE CINEMA – MAGUY MARIN OU COMMENT DIRE (2005)
NOUVELLE CINÉMATHÈQUE DE LA DANSE (COLL. PORTRAITS)
FRANÇA – integrado no C ND “CARAVANE”
AUDITÓRIO IAC – RIVOLI
MAGUY MARIN “BIT”
GRANDE AUDITÓRIO MO RIVOLI
FESTA ABERTURA
D.M.A (DJ SET)
CAFÉ RIVOLI
//
Toda a programação e informações sobre o Festival DDD: aqui.
Source: Porto.