Select Page

Fim-de-semana do DDD valoriza a dança portuguesa

Filipa Francisco, Companhia Nacional de Bailado e João dos Santos Martins são os protagonistas dos espetáculos que o Festival DDD – Dias da Dança apresenta a partir de hoje no Rivoli, TNSJ, Constantino Nery e Serralves.

A programação inclui espetáculos que refletem a própria história da dança, o percurso dos bailarinos, as suas memórias pessoais, valorizando a construção e transmissão da herança cultural desta prática artística.

 

Projecto Espiões” de Filipa Francisco, que é apresentado já hoje, dia 5, às 19 horas, e amanhã, às 18,30 horas, no Rivoli, é um trabalho que surge da escassez de documentação sobre a dança no panorama nacional.

 

Francisco Camacho, Miguel Pereira e Sílvia Real, nomes incontornáveis da dança em Portugal, são cocriadores e intérpretes do espetáculo, levando a palco um confronto entre repertórios, imaginários pessoais, gestos coreográficos.

 

Após a apresentação de hoje, Cristina Grande, programadora da Fundação de Serralves, modera uma conversa sobre o processo de trabalho desenvolvido pelos artistas.

 

Paralelamente ao espetáculo, mas relacionado com ele, os coreógrafos desenvolveram esta semana quatro workshops “O Meu Museu da Dança” no âmbito do DDD EXTRA.

 

Por seu lado, a Companhia Nacional de Bailado (CNB) apresenta “A Perna Esquerda de Tchaikovski“, também hoje mas às 21,30 horas, e amanhã, às 18,30 horas, no Teatro Nacional São João, e ainda no dia 11, às 21,30 horas, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery.

 

Esta criação de Tiago Rodrigues reflete amemória da bailarina Barbora Hruskova, revisitando a sua carreira e as marcas da dança no seu corpo.

 

Já na próxima semana, na quinta-feira dia 11, João dos Santos Martins, criador que pertence à mais jovem geração de coreógrafos portugueses premiados e divulgados internacionalmente, apresenta “Autointitulado” em Serralves.

 

O trabalho é uma cocriação com o bailarino e investigador Cyriaque Villemaux e parte da reformulação de um património coreográfico para a construção de uma composição de danças, concebida a partir de memórias, de resíduos de imagens e de experiências individuais deste legado. Diz-nos João dos Santos Martins que “Não se trata (…) de uma enésima história da dança posta em cena, mas de uma prática de estúdio trazida para fora do aquário para ser asfixiada de uma vez por todas. No mínimo.”

 

No dia seguinte, 12 de maio, às 17 horas, realiza-se na Galeria Contemporânea de Serralves um workshop com os dois criadores, sob o tema “Práticas de imitação e reconhecimento”.

 

Partindo de uma série de “exercícios” onde se materializa uma ideia de cópia por aproximação, procurar-se-á analisar semelhanças e diferenças entre ações e, por sua vez,traduzi-las noutros suportes de performance.

 

//

FILIPA FRANCISCO com Francisco Camacho, Miguel Pereira & Sílvia Real “PROJECTO ESPIÕES”

SEX 5 MAI 19H00

SÁB 6 MAI 18H30

PALCO DO GRANDE AUDITÓRIO MO RIVOLI

 

COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO “A PERNA ESQUERDA DE TCHAIKOVSKI”

SEX 5 MAI 21H30

SÁB 6 MAI 18H30

TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO

QUI 11 MAI 21H30

TEATRO MUNICIPAL MATOSINHOS CONSTANTINO-NERY

 

JOÃO DOS SANTOS MARTINS & CYRIAQUE VILLEMAUX “AUTOINTITULADO”

QUI 11 MAI 21H30

AUDITÓRIO DE SERRALVES

 

WORKSHOP “O MEU MUSEU DA DANÇA”:

 

MIGUEL PEREIRA

DOM 7 MAI 11H00-18H00

SALA DO TUP PORTO

 

WORKSHOP COM JOÃO DOS SANTOS MARTINS & CYRIAQUE VILLEMAUX

SEX 12 MAI 17H00-20H00

FUNDAÇÃO DE SERRALVES

//

Toda a programação e informações em festivalddd.com.

Pontos de Interesse

Nearly two thousand people wanting to live in Sé

O concurso lançado pela Sociedade de Reabilitação Urbana para arrendamento de 39 frações no Morro da Sé, no Centro Histórico da cidade, registou um total de 1.750 candidaturas. A revelação já tinha sido feita pelo vereador independente Rui Loza, também administrador...