Select Page

A história de um herói nos encontros sobre o património da cidade

O Porto assinalou, no fim-de-semana, o centenário da Batalha de La Lys e do Soldado Milhões com uma sessão em torno deste herói português da Grande Guerra, no ciclo “Um Objeto e seus Discursos por Semana”.
 
O busto do soldado raso Aníbal Augusto Milhais, existente no Museu da Liga dos Combatentes, foi o pretexto para uma demorada conversa em torno da História Militar e dos heróis portugueses na guerra de 1914/18, .
 
Com a ajuda do Coronel Américo José Henriques, especialista em História Militar, do escultor Laureano Ribatua, autor do busto em honra do soldado, e do General Chito Rodrigues, presidente da Liga dos Combatentes e também especialista em História Militar, o público ficou a conhecer melhor alguns dos episódios que levaram um agricultor de Valongo, no concelho de Murça, a ficar para a História como o “Soldado Milhões”.
 
O militar (09.07.1895/03.06.1970) ficou famoso por ter defrontado sozinho as tropas alemãs em La Lys, na Flandres. Desobedecendo à ordem de retirada, correu entre os vários abrigos, disparando de diferentes pontos e criando a ilusão, entre forças alemãs, de que a posição estava a ser guardada por vários militares. Com isso, possibilitou a retirada dos soldados aliados para locais seguros, salvando grande número de vidas.
 
A sua condecoração em pleno palco de guerra ditou o cognome por que ficaria conhecido para sempre, quando o oficial proclamou “Chamas-te Milhais, mas vales milhões”.
 
O centenário da Batalha de La Lys e do Soldado Milhões está a ser assinalado com diversos eventos em vários locais do país, até 9 de abril de 2018, envolvendo o Exército, o Regimento de Infantaria 13 (RI13) e a Casa Militar da Presidência da República.
 
Além do busto no Museu da Liga dos Combatentes, o Porto tem também patente no seu Museu Militar uma exposição permanente do espólio do Soldado Milhões, composto por pistola, caderneta militar e medalhas.
Pontos de Interesse